Governo mobiliza população para Semana Nacional da Doação Voluntária de Sangue

“O meu sangue é do tipo Vida+” é o tema da campanha da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que acontece, que começa na segunda-feira (25)  e prossegue até o dia 30, na rede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar).

A abertura da Semana Nacional da Doação Voluntária de Sangue será, nesta segunda-feira (25), às 9h, na sede do Hemomar, em São Luís.

A programação da campanha busca informar e sensibilizar a população sobre a importância de fazer regularmente a doação na rede do Hemomar. No Brasil, o Dia do Doador Voluntário de Sangue é comemorado 25 de novembro. No Hemomar, a campanha homenageará as pessoas que doam sangue.

Segundo dados do Hemomar, a unidade opera com seus níveis de estoque em situação crítica. Deste início de mês, por exemplo, estão nesta situação os tipos B+, AB+, O-, A-, B- e AB-, apenas os tipos O+ e A+ são considerados adequados, até o momento.

Com a campanha, o Hemomar e os Núcleos de Hemoterapia de Imperatriz, Caxias, Balsas, Santa Inês, Pedreiras, Pinheiro e Codó reforçam os estoques de bolsas de sangue no Maranhão.  A bolsa de sangue coletada em uma doação pode beneficiar até quatro pessoas, pois são extraídos os componentes: hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado.

Durante a Semana Nacional da Doação Voluntária, o Hemomar fará palestras e coletas externas. Para doar, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos precisam de autorização) e pesar no mínimo 50 Kg. No dia da doação, é preciso ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

Serviço
O QUÊ: Hemomar fará abertura da Semana Nacional da Doação Voluntária de Sangue;
QUANDO: Na segunda-feira (25), às 9h;
ONDE: Hemomar – Rua Cinco de Janeiro, s/n, Jordoa – São Luís

Sugestão de sonora:
– Coordenadora de captação de doadores do Hemomar, Ana Penha

Comentários

Comentários