Integrantes da Redetema participam de workshop em São Luís

Secretário Marcos Pacheco participando da abertura do workshop

Integrar e potencializar as ações de governo e de entidades não governamentais. Este é o principal objetivo da Rede de Desenvolvimento Territorial do Maranhão (Redetema), instituída pelo Governo do Estado em parceria com empresas privadas. Para começar o planejamento de ações da Rede, foi realizado nesta quinta-feira (21), no Casarão Tech, o workshop ‘Conexão e Território’. Participaram representantes de várias secretarias e órgãos de Governo e da Vale, parceira nesta primeira etapa, que vai contemplar os municípios que margeiam a Estrada de Ferro Carajás.

“A ideia é de fazer uma gestão integrada por resultados nesse território. Inicialmente estamos partindo de uma parceria entre diferentes órgãos de governo, movimentos sociais, a Vale, por meio da sua Fundação, mas no segundo momento iremos agregar outras empresas privadas que tenham atuação forte neste e em outros territórios bem como os governos municipais. Mas o mais importante de tudo é articular, integrar para potencializar, buscando os melhores resultados”, destacou o secretário de Estado de Articulação das Políticas Públicas, Marcos Pacheco.

Participantes do workshop realizando brainstorming

Como parte da programação do workshop, foi realizado o Brainstorming (técnica que reúne um grupo de pessoas para sugerirem ideias inovadoras buscando solucionar um determinado problema), definição de desafios, metas, além da instituição dos grupos de trabalho. Para facilitar o entendimento de todos sobre como deve ser o funcionamento da Rede, o Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Leite (PAA Leite), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Governo Federal, foi utilizado como case; desta forma, todas as secretarias e órgãos participantes puderam observar na prática como fazer para integrar as ações que já são desenvolvidas individualmente no território e potencializá-las.

“Nós não conseguimos executar um programa tão complexo quanto o PAA Leite sozinhos. Precisamos de outras instituições para conseguirmos alcançar as metas e o público beneficiário. Então, aqui tivemos a oportunidade de colocar as nossas dificuldades e pensar ações em conjunto para que elas funcionem e sejam trabalhadas em rede”, ressaltou a assessora da Sedes, Ducilene França.

Rede de Desenvolvimento Territorial do Maranhão

Coordenada pela Secretaria de Estado de Articulação das Políticas Públicas (Seepp), a Redetema conta com a Sedes, Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca (Sagrima), Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Secretaria de Estado da Mulher (Semu), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc),  Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Universidade Federal do Maranhão (UEMA),  além de representantes da Vale e Fundação Vale.