Governador Flávio Dino é homenageado na Festa da Música do Maranhão-Prêmio Papete

Governador recebeu homenagem no Prêmio Papete (Foto: Gilson Teixeira)

O governador Flávio Dino recebeu homenagem durante cerimônia da Festa da Música do Maranhão-Prêmio Papete, realizada na noite de quinta-feira (21), no Blue Tree Towers. O evento é dedicado ao cantor maranhense Papete, que deixou importante legado na música do estado. A programação conta ainda com oficinas, feira da música e shows de artistas locais. Esta é a primeira edição da festa que celebra a semana da música no estado e encerra nesta sexta-feira (22).

“Em primeiro lugar, esse evento significa reconhecer a força do Maranhão, uma vez que os profissionais da cultura representam toda força e identidade do nosso povo, celebrada neste evento. Participo trazendo a palavra de garantias de continuidade das políticas culturais, muito questionadas em outros lugares, mas aqui no Maranhão reafirmadas e fortalecidas, como vemos nesta linda festa que celebra nossa música”, avaliou o governador Flávio Dino.

Dino pontuou, ainda, que o momento enaltece a economia da cultura ao promover a produção e circulação de riqueza com a geração de oportunidades de trabalho. Ao todo, foram 34 homenageados, entre artistas maranhenses, gestores públicos, empresários, profissionais de áreas ligadas à cultura. O secretário de Estado da Cultura (Secma), Anderson Lindoso e a viúva do músico Papete, Gisele Paiva, estão entre outros premiados no evento.

Governador recebeu homenagem no Prêmio Papete (Foto: Gilson Teixeira)

Na festa de premiação, vários artistas da música popular maranhense lembraram da trajetória do cantor, compositor e multiartista Papete. A premiação tem como objetivo fortalecer o cenário da música, valorizar trabalhos e iniciativas que remetam à memória musical maranhense. A FMM19 é realizada pela Time Projetos e Eventos, com apoio do Governo do Estado e parceiros.

Homenagem à Música Maranhense

Na sexta-feira (22), a programação foi na Praça Nauro Machado, com a Feira da Música, iniciando às 9 horas. No local, estandes com lançamentos de artistas e serviço de registro de música pela Biblioteca Nacional, por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite. Ainda, exposição do músico e artista plástico Betto Pereira, mostras da Escola de Música Lilah Lisboa e Maple Bear São Luís, além da Vila do Chorinho, uma praça temática de alimentação.

Governador recebeu homenagem no Prêmio Papete (Foto: Gilson Teixeira)

Na lista de atrações musicais, shows da Banda Filarmônica do Estaleiro Escola, grupo Cantinho do Choro, Forró do Mel, Sexteto Musicar (SESC), Kadu Ribeiro e banda, grupo musical da Maple Bear São Luís, entre outros. Às 16h, um bate-papo sobre produção, arranjo e carreira, no Anfiteatro Betto Bittencourt, com presença do maestro, arranjador e acordeonista, Zé Américo Bastos, seguido de uma jam session.

A FMM19 encerrou com grande festa na Praça Nauro Machado, às 18 horas, com Djs, apresentação do Bloco Afro Gdam e Show da FMM19 com a Orquestra Guajajaras e os artistas César Nascimento, Betto Pereira, Fauzi Beydoun, Anastácia Lia, Andrea Frazão, Alexandra Nícolas, Zé Olhinho (Boi de Santa Fé) e Regiane Araújo. Finalizando com Fauzi Beydoun e banda, com grandes clássicos da Tribo de Jah.

Comentários

Comentários