Governador em exercício Carlos Brandão prestigia entrega de homenagens no Judiciário maranhense

Joquim Figueiredo, Marcelo Navarro e Carlos Brandão no TJ (Foto: Luiz Paula)

A medalha especial Cândido Mendes, mais alta comenda do Poder Judiciário maranhense, foi entregue na manhã desta sexta-feira (25) ao ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, presidente da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O governador em exercício Carlos Brandão participou da solenidade na sede do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), na Praça Pedro II, Centro Histórico de São Luís.

À tarde, Brandão prestigiou outra cerimônia no judiciário maranhense, dessa vez na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), no bairro Areinha, também em São Luís. Em comemoração aos 87 anos de instalação da Justiça Eleitoral no Estado, o TRE-MA entregou a Medalha do Mérito Eleitoral “Ministro Arthur Quadros Colares Moreira” a seis personalidades do campo jurídico.

Medalha Cândido Mendes

A medalha especial Cândido Mendes concedida ao ministro Marcelo Navarro é fruto de uma proposição do desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho e foi amplamente aceita pela Corte maranhense, de acordo com o presidente do TJ-MA, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos.

“A gente diz que toda homenagem é justa, mas essa eu não tenho dúvidas. Trata-se de uma das maiores autoridades do Poder Judiciário brasileiro. O tribunal, na pessoa do desembargador Froz Sobrinho, que foi quem o indicou, de forma unânime, homenageou o eminente ministro nesta data”, enfatizou Joaquim Figueiredo dos Anjos.

Nascido em Natal (RN), Marcelo Navarro Ribeiro Dantas atuou por mais de 12 anos como procurador da República no Rio Grande do Norte e foi presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), antes de se tornar ministro do STJ.  O magistrado agradeceu a homenagem em solo maranhense.

“Estou muito emocionado pela demonstração de apreço e confiança. Faz com que eu me compenetre e tenha que estar à altura dessa responsabilidade e do apreço que o Maranhão me dedica”, afirmou Marcelo Navarro.

O governador em exercício Carlos Brandão ressaltou a brilhante carreira de Navarro no judiciário nacional, e falou do privilégio em participar da solenidade.

“Foi uma proposição do desembargador Froz e é sempre bom a gente estar presente, principalmente para essas pessoas que têm um grande serviço prestado ao Brasil e à comunidade jurídica. Fizemos questão de vir aqui prestigiar o ministro Marcelo Navarro”, ressaltou Carlos Brandão.

Medalha do Mérito Eleitoral

Marcelo Navarro e Carlos Brandão no TJ (Foto: Luiz Paula)

No plenário Ernani Santos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), seis personalidades do mundo jurídico receberam medalhas do mérito eleitoral “Ministro Arthur Quadros Colares Moreira”, entre elas, o procurador-geral do Estado do Maranhão (PGE-MA), Rodrigo Maia.

“É uma grande honra e uma alegria estar sendo homenageado juntamente com outros valorosos colegas, com essa comenda da Justiça Eleitoral do Maranhão, importante ramo da justiça brasileira, pela sua importância e pelo seu papel democrático. Aumenta a nossa responsabilidade em fazermos jus à homenagem recebida e continuarmos mantendo a trajetória de atuação em defesa dos valores democráticos”, avalia Rodrigo Maia.

Além de Maia, também receberam a homenagem a advogada Anna Graziella Santana Neiva Costa; o procurador do TRE-SP Luiz Carlos dos Santos Gonçalves; o juiz e presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), Ângelo Antônio Alencar dos Santos; o procurador do Mato Grosso do Sul Leonardo Campos Soares da Fonseca; e o diretor-geral do TJ-MA, Mário Lobão Carvalho.

Para Lobão Carvalho, a Medalha do Mérito Eleitoral é o reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pelo tribunal.

“É um sentimento de gratidão, de reconhecimento de um trabalho sério e profícuo. É um motivo de orgulho ser laureado com essa medalha em prol do que representa esse tribunal para o nosso Estado, para o nosso país, e, principalmente, para a Constituição Federal”, concluiu Mário Lobão Carvalho.