Estudantes da capital participam do projeto Detran Vai à Escola

Projeto do Detran leva educação sobre trânsito a crianças na idade escolar (Foto: Divulgação)

Com o projeto Detran Vai à Escola, equipes  da Coordenação de Educação para o Trânsito  do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) estiveram nesta terça-feira (8) em três escolas da capital: Carlos Macieira, no Bairro de Fátima; Henrique de La Rocque, na Rua do Passeio; e na Creche/escola Juju e Caucaia, na Cidade Olímpica. As ações nas escolas contaram com a participação do Transitarte, grupo de teatro formado por educadores do Detran-MA.

Na Unidade de Ensino Básico (UEB) Carlos Macieira, localizada no Bairro de Fátima, o educador Júlio Fernadez utilizou a personagem “AgenteLêza” para mostrar às crianças dicas básicas de segurança no trânsito.

Júlio Fernandes ressaltou que o trabalho com crianças exige criatividade. “O público dessa idade tem muita facilidade para dispersar. Qualquer coisa pode tirar a atenção delas, por isso os personagens lúdicos são muito importantes para que elas fiquem focadas e compreendam bem a mensagem”, destacou o educador.

A UEB Carlos Macieira já existe há 20 anos e atende cerca de 100 crianças de 3 a 5 anos. A coordenadora educacional da escola, professora Maria José Sarah Maia, explicou que o trabalho educativo do Detran-MA já é bastante conhecido e recomendado entre professores e diretores de várias instituições de ensino.

“Nós fazemos parte de um grupo de whatsapp que reúne vários coordenadores de escolas da rede municipal, e uma das professoras que participa desse grupo falou muito bem sobre esse trabalho do Detran-MA. Então nós decidimos trazer essa atividade também para nossa escola. Estamos muito satisfeitos com o resultado”, afirmou a coordenadora.

No Colégio Henrique de La Rocque, localizado na Rua do Passeio, no Centro, a ação educativa do Detran-MA foi realizada pela educadora Ariana Barros, que apresentou uma palestra, utilizando a personagem “Policial Bibi”, para cerca de 60 alunos com idade de 10 a 16 anos.

“Às vezes o publico da ação é bem diversificado, como aconteceu aqui hoje. Nesses casos, nós precisamos realizar as atividades de uma maneira que ninguém se sinta excluído, para que a mensagem possa atingir a todos”, explicou a educadora.

O diretor do Colégio Henrique de La Rocque, Orlando Mendes, elogiou a ação educativa do Detran-MA e disse que pretende contar com o apoio do órgão mais vezes. “Nós achamos esse trabalho muito importante. Os alunos adoraram, e nós, com certeza, vamos realizar outras ações”, afirmou.

Na Cidade Olímpica, os educadores do Detran-MA, Jimisson Cézar e Mary Silva, incorporaram as personagens “Professor Prudente” e “Amiguinha do Trânsito” para realizar uma atividade educativa com alunos da creche/escola Juju e Caucaia. A ação contou com a participação de aproximadamente 70 crianças com idade de 2 a 9 anos.

A menina Maria Eduarda, de apenas 5 anos de idade,  se divertiu muito durante  a apresentação dos educadores do Detran-MA. “Eles são muito engraçados, mas eles ensinam umas coisas muito importantes para a gente”, afirmou.

Para solicitar as ações do projeto “Detran Vai à Escola”, bem como de outros projetos educativos do Detran-MA, os interessados devem ligar pelo telefone 3089-2077, ou acessar o site do órgão pelo link: www.detran.ma.gov.br/SolicitacaoAtividade

Comentários

Comentários