Município de Centro do Guilherme ganhará nova sede administrativa

Assinatura do convênio com a prefeitura de Centro do Guilherme

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), assinou, na tarde desta quinta-feira dia (3), convênio com a prefeitura de Centro do Guilherme. O objetivo do acordo é a construção do novo Centro Administrativo municipal. A ação faz parte de uma emenda parlamentar da deputada estadual Detinha, que destinará mais de R$ 2 milhões de reais para execução da obra.

O secretário Rubens Pereira Junior afirma que, com a parceria entre Governo do Estado, por meio da Secid, Assembleia Legislativa e a Prefeitura de Centro do Guilherme, quem ganha é a população. “Esse é o primeiro convênio assinado em 2019, fruto de uma emenda parlamentar da deputada Detinha, mas, conforme determinação do governador Flávio Dino, muitos convênios em diversas áreas, com outros municípios, certamente virão”, destacou Rubens Junior.

O gestor falou ainda que o espaço será moderno, com capacidade de concentrar os órgãos municipais e atender com qualidade toda a população.  “ O governo atua na implementação da política de desenvolvimento urbano, que visa a elaboração e o desenvolvimento de programas que buscam melhorar ou revitalizar as cidades, como forma de garantir o acesso seguro, justo e digno da população aos serviços públicos e urbanos”, ressaltou o secretário.

O prefeito do município de Centro do Guilherme, Zé de Dário, reconhece que é motivo de grande alegria e importância assinar o convênio da construção da nova sede administrativa da cidade. “Com a parceria da deputada Detinha e o governador Flávio Dino, que sempre tem nos apoiado com ações, principalmente na área de infraestrutura em nossa cidade, só tenho a agradecer, em especial ao secretário Rubens Junior, que vem se destacando com trabalhos de relevância à frente da secretaria”, pontua.

Centro do Guilherme

Distante, aproximadamente, 282 km de São Luís, a cidade possui cerca de 13.000 habitantes. Localizada na Mesorregião do Oeste Maranhense e na Microrregião de Gurupi, a localidade foi criada, pela Lei nº 6.126, de 10 de novembro de 1994, sendo desmembrada do município de Godofredo Viana, que era subordinado à Comarca de Cândido Mendes.

Centro do Guilherme limita-se ao norte, com o município de Maracaçumé; ao sul, com o município de Maranhãozinho; ao leste, com os municípios de Governador Nunes Freire e Maranhãozinho e, ao oeste, com o município de Centro Novo do Maranhão.