Sine promove bate-papo sobre prevenção da saúde mental no ambiente de trabalho

Bate-papo sobre prevenção da saúde mental no ambiente de trabalho (Foto: Letícia Castro)

Segundo principal caso de abstenção no trabalho, de acordo com o levantamento do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, os problemas psicológicos afetam e fragilizam a saúde mental, fazendo com que o trabalhador não consiga realizar suas funções no dia a dia. Apesar de comum, esses episódios ainda são um tabu no ambiente de trabalho.

Nesse contexto, a ‘Prevenção da saúde mental no ambiente de trabalho’ foi o tema da atividade Acorda Trabalhador, desenvolvida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), na terça-feira (10).

A atividade é realizada semanalmente às terças-feiras, na agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Centro de São Luís, e tem como principal objetivo oferecer momentos que elevam a autoestima e ofereçam informação aos trabalhadores que estão em busca de algum serviço do Sine.

Para o secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, a temática abordada no Acorda Trabalhador é essencial para colocar em pauta uma discussão extremamente necessária. “Existem inúmeras evidências de que as condições de trabalho na atualidade geram adoecimento mental nos trabalhadores, e precisamos evidenciar essas políticas públicas, reafirmando essa realidade e conscientizar todos e todas, sobre o papel de destaque do trabalhador com saúde mental necessária para exercer suas funções”, ressaltou.

A mediadora do bate-papo foi a psicóloga Julyana Sá, do Departamento da Atenção à Saúde Mental, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que destacou a importância da saúde mental do trabalhador como meio de incentivar empresas e seus gestores para estarem atentos aos sinais de um colaborador com um possível transtorno psicológico. “Uma das primeiras reações a serem percebidas é a alteração do comportamento e do humor. A pessoa fica mais quieta, evita contato social ou pode-se tornar mais agressiva e menos tolerante.”

A psicóloga ainda deu dicas sobre como incentivar a melhoria da saúde mental dos trabalhadores no ambiente de trabalho. “Investimento em programas de atividade física e de relaxamento para os funcionários, dinâmicas e grupos de conversas, além da disponibilização de profissionais especializados”, finalizou.

Setembro Amarelo

O bate-papo sobre ‘Prevenção da saúde mental no ambiente de trabalho’ dialoga também com a campanha Setembro Amarelo, promovida pelo Governo do Estado, de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Este ano, a temática é “Converse, conte comigo. Escolha viver!”, e tem como um dos focos principais o público jovem, uma vez que é preciso reforçar a importância da saúde mental como fator de desenvolvimento humano.

Ação Germinar

O Acorda Trabalhador integra as atividades da Ação Germinar, iniciativa do Sine que objetiva desenvolver ações pontuais, estruturadas de curta duração e de forma sistematizada, proporcionando ao trabalhador um espaço de reflexão sobre as demandas envolvidas no processo de contratação ou de recolocação profissional.

Sine

O Sistema Nacional de Emprego é responsável pela ligação entre as empresas e os trabalhadores que estão à procura de emprego, visando a inserção no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente na área, tanto para o trabalhador quanto para o empregador.

O cadastro dos trabalhadores é feito nas agências do órgão, sendo necessária a carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Comentários

Comentários