STC participa da solenidade de posse de auditores da Controladoria-Geral do Município de São Luís

O secretário de Estado de Transparência e Controle, Rodrigo Lago, representou o Governo do Maranhão na solenidade de posse de 10 novos auditores de controle interno do município de São Luís.:Foto/Divulgação

O secretário de Estado de Transparência e Controle, Rodrigo Lago, representou o Governo do Maranhão na solenidade de posse de 10 novos auditores de controle interno do município de São Luís. O evento aconteceu na Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís.

A posse dos auditores visa fortalecer a política de transparência no Estado do Maranhão. Entre as medidas adotadas pela Prefeitura de São Luís nesse rumo, destaca-se a reestruturação do Portal da Transparência, seguindo os critérios determinados pela Lei de Acesso à Informação, trabalho que levou São Luís a obter a segunda maior nota entre as capitais brasileiras no aspecto transparência entre todas as demais capitais brasileiras, na Escala Brasil Transparente, avaliada pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). “Um avanço significativo se analisarmos que, na edição anterior, São Luís sequer havia pontuado e ocupava a última colocação entre as cidades avaliadas”, pontuou o prefeito Edivaldo Holanda.

“A reformulação do Sistema de Controle Interno do Município de São Luís e a posse de novos auditores concursados representa mais um grande avanço na prevenção e combate à corrupção, garantindo a transparência na gestão municipal”, destacou o Secretário de Transparência do Estado, Rodrigo Lago.

Segundo o controlador-geral do Município, Jackson dos Santos Castro, a posse dos novos auditores marca uma etapa no desenvolvimento do controle e da auditoria interna no município. “Não há dúvidas de que, a partir de 2013, ainda na primeira gestão do prefeito Edivaldo, houve uma elevação no seu grau de importância e notório reconhecimento ao trabalho executado pela CGM”, disse.

Participaram ainda da solenidade de posse o vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro; o secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Maranhão, Alexandre José Caminha; o superintendente da Controladoria-Regional da União no Maranhão, Francisco Alves Moreira; o secretário municipal da Fazenda, Délcio Rodrigues e o auditor de Controle Interno, Carlos Coaracy, que representou a Associação de Controle Interno.

Parceria interinstitucional

Em janeiro deste ano, o secretário Rodrigo Lago recebeu visita do controlador-geral do Município de São Luís, Jackson dos Santos Castro, para estabelecer parcerias institucionais entre a Controladoria-Geral do Município (CGM) e a Transparência do Governo do Maranhão. Uma das metas dessa parceria é a promoção de cursos de capacitação para os novos auditores da CGM.