Redução de homicídios e de acidentes de trânsito já salvou mais de 3 mil vidas no Maranhão desde 2015

Maio Amarelo ajuda a conscientizar motoristas. Foto: Divulgação

Com a queda no número de homicídios e da quantidade de acidentes de trânsito no Maranhão desde 2015, já foram salvas pelo menos 3.202 vidas até agora. O cálculo leva em consideração o cenário que havia em 2014 e a redução das mortes verificadas desde então.

Os resultados são reflexo dos investimentos na Segurança Pública e das campanhas e fiscalizações feitas no trânsito. A criminalidade vai caindo ano a ano. E o trânsito está ficando mais seguro, tirando de circulação motoristas que colocam em risco a vida da população.

Considerando-se apenas o trânsito, o número de vidas salvas desde janeiro de 2015 até o primeiro trimestre de 2018 (o período mais recente disponível) chega a 2.319, de acordo com dados do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).

Em 2014, foram 2.149 indenizações por morte registradas no DPVAT. Se esse padrão tivesse se mantido de 2015 em diante, haveria 7.146 mortos no trânsito do Maranhão nesse período.

No entanto, com fiscalização mais eficiente contra motoristas embriagados e campanhas educativas, o Estado reduziu esse número. Em vez de 7.146 mortos, o período de 2015 até o primeiro trimestre deste ano registrou 4.827 casos. É uma diferença que significa 2.319 vidas salvas.

Homicídios

Entrega de viaturas reforça as ações de policiamento em Barreirinhas e região (Nael Reis)

Já a redução dos homicídios na Grande São Luís já significou pelo menos 883 vidas salvas desde 2015 até o primeiro quadrimestre de 2018 (o período mais recente disponível).

Se o padrão de homicídios de 2014 tivesse se mantido, seriam 3.032 casos nestes 40 meses que se passaram desde então. No entanto, com a redução progressiva da criminalidade, o Maranhão teve um número bem menor, com uma diferença de 883 vidas poupadas.

Portanto, são 2.319 vidas salvas no trânsito e mais 883 vidas poupadas no combate à criminalidade. O total é de 3.202.