População destaca investimentos do Governo do Estado em Matões

Com a requalificação, Praça Lula Pereira ganhou amplo espaço de lazer e para o comércio. Jorge Ribeiro/Sinfra

A inauguração da Praça Lula Pereira, na última sexta-feira, marcou a entrega, pelo Governo do Estado, da primeira etapa do projeto de revitalização do centro comercial do município de Matões, na região Leste do Maranhão. A solenidade de inauguração da praça contou com a presença do vice-governador Carlos Brandão, do secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, da prefeita de Matões, Suely Pereira, do deputado federal Rubens Pereira Júnior, do deputado estadual Rafael Leitoa, além de outras autoridades e líderes municipais da região.

Com 10.800 metros quadrados de área construída, a Praça Lula Pereira tem boxes para lanchonetes, equipamentos para ginástica, bancos, palco e também o Mercado Municipal Nêgo Cardoso, que ainda está com as obras em andamento. Na obra foram investidos R$ 2,12 mi de recursos do tesouro estadual. Além da praça, o Governo do Estado investe em outras ações na área de infraestrutura em Matões, como a pavimentação de 2,4 km de ruas pelo programa ‘Mais Asfalto’ e a reforma e ampliação do mercado municipal. O município também será beneficiado com a construção de uma unidade do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

A inauguração da praça foi um momento de festa para a população de Matões. A dona de casa Maria Cícera da Silva levou os três filhos para brincar no local. “Antes tinha pouco espaço. Agora está maior, bem melhor do que o que era, tem espaço para brincar, as crianças gostaram, ficou muito bom”, afirmou. O comerciante Tomás de Oliveira Neto, que tem uma loja no mercado municipal, disse que muitos visitantes vieram para a inauguração da praça e todo mundo elogiou: “Está tudo bonito, bom para o comércio, e toda pessoa que chega de fora tá achando bonita a praça”. José Adriano dos Anjos, também comerciante, disse que quando o mercado ficar pronto, tudo vai ficar ainda melhor, e que está satisfeito com a praça. “Conheço boa parte do Maranhão e do Piauí, e de toda cidade pequena por onde eu já passei, não tem uma praça igual a essa, muito espaço pro povo ficar à vontade, toda a população tá contente”, afirmou.

No Mercado Municipal Nêgo Cardoso, que também faz parte do complexo revitalizado pelo Governo do Estado, as obras de requalificação ainda estão em andamento, mas os comerciantes já sentem as melhorias, pois alguns comércios já estão funcionando. Maria do Desterro Gonçalves lembrou que um dos benefícios é que agora as lojas estão protegidas da chuva. “Melhorou bastante. Quando chovia a gente tinha que botar tudo pra dentro. Agora está bom demais, mais organizado, nossos produtos ficam protegidos e podemos trabalhar mesmo com chuva”, garantiu a comerciante. O vendedor Zezim Carvalho, que tem uma loja há 32 anos no mercado de Matões, afirmou que “agora tá muito melhor, por onde já conheço dentro do Maranhão não tem mercado bom como esse”.

Além das obras dentro da cidade, a população de Matões está sendo beneficiada por outras ações realizadas pelo Governo do Estado na região. A malha rodoviária foi ampliada com a pavimentação da rodovia MA-262, no trecho que liga o município ao povoado Baú, em Caxias. A Secretaria de Estado da Infraestrutura também realiza a interligação entre outros municípios do Leste do Estado, como no trecho de 61 km da rodovia MA-034 entre o povoado Brejo de São Félix, em Parnarama, e o município de Buriti Bravo, que está sendo pavimentado agora.

“Jamais deixar de estar próximo do povo, para conhecer seus problemas, e sempre lutar para buscar soluções para esses problemas, são compromissos fundamentais do Governo Flávio Dino. E nós sempre enfrentaremos esses problemas com muita alegria, na certeza de buscar o melhor para a população maranhense”, afirmou o Secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, na inauguração da Praça Lula Pereira. Ele também lembrou da parceria feita desde o ano passado com o município, para promover a urbanização do centro. “Hoje Matões tem essa praça, com uma estrutura completa, bonita, com acabamento de primeira, o que comprova que quando é feito um trabalho com seriedade, coragem, parceria, as coisas acontecem. E hoje estamos aqui inaugurando essa praça que é motivo de orgulho para todos nós”, declarou Clayton Noleto, lembrando também que o Governo tem obras como essas em todas as regiões do estado.