Móveis construídos por detentos de Imperatriz são exibidos no estande do Governo na Expoimp

Projeto Construarte transformando a vida de apenados da Penitenciária Regional de Imperatriz com a construção de móveis a partir de pallets. Foto: Divulgação

Entre as inúmeras ações em andamento no Espaço Governo de Todos na Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), está o Projeto Construarte, que está transformando a vida de apenados da Penitenciária Regional de Imperatriz com a construção de móveis a partir de pallets.

Todo o espaço do governo na feira conta com poltronas, cadeiras, mesas, fruteiras e objetos de decoração feitos no projeto, que surgiu em setembro do ano passado, como uma alternativa para que os detentos possam aprender um novo ofício e ter uma ocupação permanente enquanto cumprem suas penas, além de gerar renda, que é encaminhada às famílias.

Projeto Construarte transformando a vida de apenados da Penitenciária Regional de Imperatriz com a construção de móveis a partir de pallets. Foto: Divulgação

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, a exposição dos móveis no estande reforça o papel do governo de dar oportunidades para todos. “Com a parceria com a Penitenciária Regional de Imperatriz, poderemos dar mais visibilidade a esse projeto tão importante para a ressocialização dos detentos, em meio à programação que realizaremos nos espaços do governo ao longo da semana”, disse.

Várias instituições de Imperatriz apoiam o projeto, que está ganhando cada vez mais espaço e conquistando uma clientela na região, como destaca o diretor da Penitenciária Regional, Wellington Costa. “Possuímos vários parceiros que abraçaram essa causa em prol da inclusão social e profissionalização dos apenados, que acreditam que o trabalho dignifica o homem e que, através dele, o preso pode retornar ao convívio social com uma nova perspectiva de vida”, declarou.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelos telefones (99)99199-1101 / (99)99215-3590 ou pelo e-mail direcao.pritz@seap.ma.gov.br.

A Expoimp acontece até o dia 16 de julho, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, em Imperatriz. O Espaço Governo de Todos conta com vasta programação de cursos, oficinas, capacitações e ações de educação sanitárias, promovidas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) e de Pesquisa e Extensão Rural (Agerp).