“Já realizei mais de 30 salvamentos”, conta servidor público maranhense

Capitão Renier ajudou a salvar muitas vidas. Foto: Divulgação

O Prêmio Você Faz a Diferença está com as inscrições abertas até o dia 30 de agosto para servidores do Estado do Maranhão serem reconhecidos e terem o talento valorizado. A ideia é estimular os servidores públicos do Executivo estadual a contribuirem com ações e projetos voltados para o desenvolvimento social e econômico do Maranhão. Os servidores exercem um papel fundamental ao prestar serviços aos maranhenses. Muitos deles já vêm fazendo a diferença e acumulam histórias que se destacam. É o caso de Diego Renier Dharma, o capitão Renier, de 28 anos, servidor do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) há 10 anos e cuja história se destaca.

“Eu estava no meu plantão no Centro integrado de Operações de Segurança Pública (Ciops). Era umas 23h quando recebi uma ligação de um senhor desesperado. Ele era vizinho de uma mãe, que estava com sua filha engasgada com o próprio vômito. Inicialmente, orientei que ele se acalmasse e acalmasse a mãe, pois nessas horas manter o equilíbrio emocional é fundamental”, conta o capitão Renier.

Nayckel Gilbessias: sonho realizado. Foto: Divulgação

Renier também é professor de ioga e leva os ensinamentos de autocontrole para a vida profissional, como servidor público. “Acionei a ambulância, mas ainda por telefone orientei o vizinho para que ele executasse algumas contrações e massagens na criança. Foi muito difícil para todos, pois a criança não retornava, estava cianótica [roxa]. Mantive a calma e confiei, no meu trabalho e em Deus. A criança começou a vomitar, ela estava viva! Percebi… Isso é servir! Já realizei mais de 30 salvamentos, todos igualmente especiais. Sei que o meu ofício é importante. Sou grato”, conclui.

Assim como Renier, Nayckel Gilbessias Rodrigues Ferreira, de 32 anos, que atua há um ano como soldado bombeiro, natural do município de Coroatá, se diz orgulhoso de ser servidor público estadual. “Tenho orgulho de fazer parte da área, de poder ajudar a Segurança Pública do meu estado”, afirma. Nayckel conta que sempre admirou o trabalho dos bombeiros. “Achava bonito”, diz. Um tio dele, que é tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), o incentivou a ingressar na profissão. Após a aprovação no concurso público para o CBMMA, realizado em 2012, ele foi chamado para integrar a corporação, no ano passado.

Sobre o prêmio

Os participantes do Prêmio Você Faz a Diferença podem apresentar ideias para cinco áreas: Saúde para Todos, Escola Digna, Mais IDH (ações que beneficiem os 30 municípios com os indicadores sociais mais frágeis do estado), Pacto pela Paz (segurança) e Gestão Pública. Cada servidor pode inscrever um projeto em cada área. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de ficha no site da Escola de Governo do Maranhão (www.egma.ma.gov.br).