Governo e China continuam diálogo para realização de investimento no Maranhão

investidores do setor siderúrgico buscam o Maranhão como destino de investimentos por sua capacidade logística, energética e natural. Fotos: Karlos Geromy/Secom

investidores do setor siderúrgico buscam o Maranhão como destino de investimentos por sua capacidade logística, energética e natural. Fotos: Karlos Geromy/Secom

O governador Flávio Dino assinou, na manhã desta sexta-feira (28), um memorando com tratativas para possível investimento em siderurgia no Maranhão. Através da CBStell, empresa chinesa constituída  para investimentos no Brasil, investidores do setor siderúrgico buscam o Maranhão como destino de investimentos por sua capacidade logística, energética e natural.

Acompanhado de investidores, técnicos e engenheiros chineses que vieram aprofundar o conhecimento acerca do território maranhense, o CEO da empresa, Zhang Shengsheng, assinou novo protocolo de intenções com o Estado do Maranhão, em recepção realizada no Palácio dos Leões. Este é considerado o segundo passo para viabilizar os investimentos.

Em pronunciamento direcionado à equipe de investidores, Flávio Dino garantiu que toda a equipe do Governo do Maranhão cumprirá o cronograma para que o investimento chinês seja viabilizado em passos largos. “Esse é um empreendimento de interesse do Estado, da cidade de Bacabeira e da nação brasileira porque é capaz de estimular a volta do crescimento econômico e produtivo do país”, e completou informando que o Governo do Maranhão também tem interesse em novos negócios e empregos que serão gerados a partir do investimento chinês.

No mês de maio, o governador do Maranhão e a empresa Beijing Huiquan Investimentos Ltda assinaram termo de cooperação para trabalharem em conjunto. O novo termo consolida a cooperação entre as duas partes para delimitação do mercado e contribuição técnico-científica bilateral. O documento foi assinado por Flávio Dino, Zhang Shengsheng e pelo secretário de Projetos Especiais, Felipe de Holanda.

Para Zhang Shengsheng, o Governo do Maranhão contribui muito positivamente para o avanço do projeto, através de diálogo constante com a empresa e viabilização de informações atinentes à logística do Estado. “A estabilidade política no Estado, o clima, o solo e principalmente a receptividade que encontramos foi fundamental para escolhermos o Maranhão como destino para esse projeto”, disse.

Governador Flávio Dino ao lado do CEO da CBStell, Zhang Shengsheng durante assinatura de protocolo de intenções com o Maranhão.

Governador Flávio Dino ao lado do CEO da CBStell, Zhang Shengsheng durante assinatura de protocolo de intenções com o Maranhão.

Representando o Governo do Maranhão, estiveram presentes na assinatura vice-governador Carlos Brandão, bem como dos secretários de Estado da Fazenda (Marcellus Ribeiro), da Indústria e Comércio (Simplício Araújo), do Meio Ambiente (Marcelo Coelho), da Infraestrutura (Clayton Noleto), Procuradoria Geral do Estado (Rodrigo Maia), Caema (Davi Telles), Emap (Ted Lago). O prefeito de Bacabeira, Alan Linhares, e sua equipe de Governo também estiveram presentes e contribuirão no processo de consolidação do acordo.

O Governo do Estado, a Prefeitura de Bacabeira e a Empresa CBStell continuarão nos próximos meses o diálogo para prosseguimento dos possíveis investimentos no Maranhão.