Governo dá início a formação de docentes para o Projeto “Quem Ama Abraça”

Projeto segue até 20 de outubro e vai envolver 56 escolas das redes municipais e estadual. Foto: Divulgação

Com o objetivo de desenvolver uma reflexão e análise sobre as questões relacionadas ao gênero, e como fazer o enfrentamento à violência contra a mulher, fruto do processo de desigualdade entre gêneros, a Secretaria de Estado da Mulher dá início as atividades do Projeto ‘Quem Ama Abraça’.

Lançado no último dia 23 de março no município de Paço do Lumiar, no CE Professor Robson Martins, no Maiobão, a escola foi mais uma vez escolhida para o pontapé inicial do projeto. “O Quem Ama Abraça é uma grande mobilização que está sendo executada pela Secretaria da Mulher, com o apoio das prefeituras municipais e Secretarias de Estado. Este  ano vamos envolver escolas da Rede Pública Municipal de 28 municípios que possuem Organismos de Políticas para as Mulheres OPM’s e nos 11 Institutos Estaduais de Educação (Iemas)”, disse a secretária da Mulher, Laurinda Pinto.

Para a secretária de Política para as Mulheres de Paço do Lumiar, Carla Sousa, a oportunidade de trabalhar o tema dentro das disciplinas facilita o aprendizado e a assimilação dos alunos. “Tudo pode ser relacionado ao tema. Seja um livro que um professor proponha para a turma, um filme que seja exibido e até dados, números que possam fazer com que os alunos, orientados pelos professores conversem, reflitam e abordem sobre a violência, e como combatê-la”, disse a secretária.

Quem ama abraça

Fazendo Escola é um projeto que tem como objetivo a mudança de paradigmas e desconstrução de preconceitos e estereótipos em relação às meninas e mulheres, ações que potencialmente geram a violência de gênero. Ao longo do ano, serão realizadas atividades como capacitação de professores sobre gênero, rodas de conversas sobre os mecanismos de proteção às mulheres e meninas, vivências para a compreensão do fenômeno da violência e a construção de uma cultura de paz.

Projeto segue até 20 de outubro e vai envolver 56 escolas das redes municipais e estadual. Foto: Divulgação

Venância Maria Rego, da equipe de apoio pedagógico do CE professor Robson Martins, fala sobre o novo olhar que o projeto está lançando para os professores “O Quem Ama Abraça vem para abrir nossas mentes, vamos desconstruir uma cultura que faz com que as mulheres se sintam objetos ou se sintam coagidas, temos que construir juntos essa nova mentalidade e nada melhor que o ambiente escolar para essa discussão”, disse.

Com este projeto a Secretaria da Mulher cumpre sua missão institucional, que é instituir ações preventivas pertinentes a ambiência escolar estabelecida no Plano Estadual de Políticas para as Mulheres. “Acreditamos que com esse processo a partir da escola possamos contribuir com a formação de novas mentalidades e novas práticas pedagógicas da construção de novos saberes que possam instituir, então, uma sociedade maranhense de igualdade de gênero e que seja capaz de fazer com que todos juntos possam enfrentar a violência contra a mulher que é a expressão de um comportamento cultural extremamente injusto, de práticas machistas no contexto da nossa sociedade”, concluiu a secretária da Mulher, Laurinda Pinto.

O Projeto ‘Quem Ama Abraça – Fazendo Escola’ vai atingir inicialmente 56 escolas das redes estaduais e municipais das 32 regionais do estado em uma parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação – Secti. O projeto teve início dia na quarta-feira (19) e vai até o dia 20 de outubro.