Governo assina termo de cooperação técnica com Ministério Público do Maranhão

 

Secretário Jefferson Portela e demais gestores da SSP, com o procurador Geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho. Foto:Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e o Ministério Público (MPM), firmaram Termo de Cooperação Técnica visando promover compartilhamento de informações entre profissionais dos dois órgãos que tenham atuação exclusiva na área de inteligência, combate ao crime organizado e investigação, garantindo subsidio a trabalhos investigativos. A parceria foi assinada pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, e pelo procurador Geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho.

Entre os objetivos do termo, assinado na quinta-feira (16), a fortificação da atuação entre as Polícias Civil e Militar, com a participação o MPM. Jefferson Portela afirmou que a integração entre as duas instituições aperfeiçoa os trabalhos desenvolvidos pela pasta. “Visamos combater, com rigor, toda e qualquer ação do crime organizado em nosso estado. Atuaremos de forma conjunta dentro das atividades propostas no termo. Essa união significa um grande avanço”.

O termo de parceria vai possibilitar a atuação conjunta de delegados, investigadores, escrivães, policiais militares e civis e membros do MPMA. Garantirá, também, mediante aviso prévio, constituir juntamente com outros organismos policiais, força-tarefa com missões específicas; e diligenciar, junto ao Poder Judiciário, no sentido de obter mandados de busca e apreensão, medidas cautelares, indisponibilidade de bens, entre outros.

A principal vantagem da cooperação é a agilidade na troca de informações sigilosas, para a prevenção e repressão da criminalidade no Maranhão. “Desenvolver ações conjuntas mediante criação de forças-tarefas é um avanço gigantesco em benefício da sociedade no sentido de combater e reprimir essas organizações criminosas”, afirmou o procurador-geral de Justiça.