Governador Flávio Dino vai a Primeira Cruz, entrega Rua Digna e anuncia estrada até Santo Amaro

Flávio Dino entrega Rua Digna em Primeira Cruz (Gilson Teixeira)

Está mais fácil andar na cidade de Primeira Cruz. E, em breve, também ficará mais fácil chegar a outros lugares a partir do município. É que Primeira Cruz já tem concluída uma obra do Mutirão Rua Digna e terá uma estrada até a cidade vizinha, Santo Amaro. O anúncio da estrada foi feito, nesta segunda-feira (16), pelo governador Flávio Dino, durante visita à cidade, que fez aniversário de 70 anos no mesmo dia.

O governador entregou uma série de obras e investimentos, além de autorizar a contratação de uma empresa para fazer a rodovia entre Santo Amaro e Primeira Cruz. “Nós estamos na fase final do trecho Sangue-Santo Amaro. Imediatamente após essa conclusão, vamos começar o trecho Santo Amaro-Primeira Cruz”, disse.

O novo cenário com o Rua Digna (Gilson Teixeira)

A estrada é aguardada há muitos anos pelos moradores, que a partir de então terão um acesso muito mais fácil e rápido até a MA-402 e outras regiões do estado.

Dentro do município, Flávio Dino entregou uma obra que mudou a paisagem da Travessa Gonçalves Dias, a pavimentação com o uso de bloquetes de concreto. A obra foi possível com o programa Rua Digna, que constrói ruas onde antes havia apenas terra, areia ou buraco. Trata-se de um mutirão no qual os próprios moradores constroem a via, o que ajuda a gerar renda para a comunidade.

Alívio para os pés

A pescadora Francisca Félix Silva conta que, antes do Rua Digna, as crianças tinham que ir para a escola pisando na areia quente, sob o sol do meio dia. “Foi muito bom calçar. Eles agora vão e vêm e não tem aquela areia. Melhorou para as crianças e para nós, que queremos fazer uma caminhada”, afirma.

O adolescente Igor Amorim, de 14 anos, disse que a rua também virou o novo ponto das partidas de futebol. “Está mais bacana para jogar bola e andar de bicicleta”, conta. E os veículos chegam com facilidade. “Uma ambulância agora vem buscar o pessoal bem na porta”, diz o morador Vagner Santos Sousa, que ajudou a construir a rua.

O governador também vai levar o Rua Digna para a Avenida São Francisco e para as ruas 3 de outubro e 14 de julho, todas em Primeira Cruz.

Mais entregas

Primeira Cruz recebeu um prédio do CRAS (Gilson Teixeira)

O governador também entregou um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), o primeiro equipamento de assistência da cidade. Serão oferecidos diversos serviços e atendimentos na área, além do acesso a programas sociais.

Durante a agenda no município, após participar de missa em ação de graças na Igreja da Matriz, Flávio Dino foi até a Feira da Agricultura Familiar, a primeira realizada no município e que conta com apoio do Governo do Estado com barracas e estrutura.

“Essa barraca nos proporciona melhor qualidade de venda dos nossos produtos e vai ampliar nossa produção”, diz o agricultor Weldson Oliveira Silva, do povoado Caeté.

O governador também levou à cidade outros incentivos para os produtores rurais. Entre eles, a assinatura do convênio do Mais Produção de ostra, com mais de R$ 800 mil em investimentos, envolvendo criadores de Primeira Cruz e Humberto de Campos.

Além disso, foi assinado um termo de crédito para a reforma agrária com 55 moradores dos assentamentos Curralzinho e Papagaio.

Também foram entregues títulos de propriedade para agricultores do povoado Cacimbinha e 15 certificados do curso de comidas típicas, além de três kits esportivos com todo o material para partidas de futebol.

O prefeito de Primeira Cruz, George Santos, ressaltou a parceria da cidade com o Governo do Estado. “Temos que estar unidos, ombro a ombro para tocar o Maranhão de todos”, destaca George Santos.

O governador Flávio Dino pontua que a gestão estadual está empenhada em ajudar os municípios, especialmente neste momento. “Quero deixar minha mensagem de esperança e fé em dias melhores para o Estado e para o país. O Brasil vai sair dessa conjuntura difícil. O Brasil é maior que a crise”, declara.

Flávio Dino na Feira de Agricultura Familiar em Primeira Cruz (Gilson Teixeira)