Flávio Dino lança Linha Expressa para passageiros de São José de Ribamar e São Luís

linha Expressa Metropolitana possui 10 ônibus semiurbanos climatizados, com assentos acolchoados e elevadores que garantem acessibilidade aos cadeirantes. Fotos: Karlos Geromy/Secom

linha Expressa Metropolitana possui 10 ônibus semiurbanos climatizados, com assentos acolchoados e elevadores que garantem acessibilidade aos cadeirantes. Fotos: Karlos Geromy/Secom

A partir desta quarta-feira (19), os passageiros de transporte coletivo de São Luís e São José de Ribamar têm uma nova alternativa para se deslocar entre as duas maiores cidades da Região Metropolitana. Através de ação do Governo do Estado, os passageiros terão a Linha Expressa Metropolitana, composta por uma nova frota de ônibus semiurbanos climatizados. A passagem custa R$ 2,80.

A nova frota de ônibus foi apresentada pela equipe do Governo do Estado na manhã desta quarta (19) e integra o conjunto de intervenções do Executivo Estadual para melhoria dos transportes intermunicipais das regiões metropolitanas do Maranhão, trabalho que vem sendo coordenado pela Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB).

Linha Expressa Metropolitana (2)“O nosso Governo tem ação focada na melhoria dos serviços públicos para aqueles que efetivamente precisam dele: os usuários de transporte público. Com a linha especial de ônibus, estamos garantindo mais comodidade e preços acessíveis por um serviço de qualidade para os milhares de maranhenses que utilizam diariamente nesse percurso” disse o governador durante a solenidade de entrega dos ônibus, que contou com a presença de deputados, vereadores e representantes das prefeituras de São Luís e São José de Ribamar.

Outras ações de melhoria da mobilidade urbana têm sido implementadas pelo Governo do Estado e foram frisadas durante o evento. Flávio Dino informou que obras de asfaltamento acontecem em mais de 70 municípios com o programa ‘Mais Asfalto’ e realçou as melhorias no transporte por ferryboat, ligando São Luís à Baixada Maranhense, que passará por processo de licitação para garantir embarcações mais modernas, ágeis e bilhetagem eletrônica para por fim às filas de compra de passagem.

Saiba mais
A linha Expressa Metropolitana possui 10 ônibus semiurbanos climatizados, com assentos acolchoados e elevadores que garantem acessibilidade aos cadeirantes. Para garantir agilidade, a rota dessa linha trabalhará com 20 pontos de parada fixos.

Segundo o presidente da MOB, Artur Cabral, com a utilização do sistema de paradas pré-determinadas e do GPS, a Linha Expressa diminuirá o tempo de deslocamento entre os dois municípios em até 30% em relação às linhas intermunicipais atuais.

Os ônibus terão monitoramento remoto por GPS, tecnologia que permitirá ao usuário saber em qual horário o ônibus passará por determinado ponto de parada e atenderão 70 passageiros por viagem. A rota de São José de Ribamar ao Centro de São Luís está estimada num tempo total de uma hora e meia, pelo valor fixo de R$ 2,80.

Linha Expressa Metropolitana4

Frota de ônibus foi apresentada pelo governador Flávio Dino na manhã desta quarta (19) e integra o conjunto de intervenções do Executivo Estadual para melhoria dos transportes intermunicipais das regiões metropolitanas do Maranhão.