Flávio Dino apresenta Projeto Ninar e é elogiado durante seminário em Salvador

Governador Flávio Dino foi convidado pela Fiocruz para apresentar as experiências do Maranhão no combate às síndromes derivadas das arboviroses. Foto: Divulgação

A ‘Feira de Soluções para a Saúde’ e o ‘Seminário Internacional da Unicef: Zika e Infância’ tiveram início, nesta terça-feira (8), em Salvador, Bahia, com a presença do governador Flávio Dino. O evento, que se estende até a próxima quinta-feira (10), tem como principal objetivo apresentar soluções para as arboviroses que acometem o Brasil. Neste contexto, as atividades do Projeto Ninar e da Casa de Apoio Ninar foram apresentadas e bastante elogiadas por pesquisadores, instituições, movimentos sociais interessados e comprometidos com o combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

O evento é fruto da parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Durante os três dias do evento, uma rica programação apresentará soluções de caráter social, industrial e de serviços que podem, em muitos casos, ser replicadas por diversas pessoas e instituições em todo o Brasil e até no exterior.

Governadores Flávio Dino e Rui Costa durante o Feira de Soluções para a Saúde na Bahia. Foto: Divulgação

A ‘Feira de Soluções para a Saúde’ é a primeira de uma série de cinco – cada uma realizada em uma região do País. Todas elas reúnem pesquisadores, instituições dos setores público e privado e movimentos sociais interessados e comprometidos com o combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Na programação constam atividades como rodas de conversa, apresentações orais, mesas redondas, oficinas, estandes, manifestações culturais e espaços de comunicação em saúde.

O governador Flávio Dino foi convidado pela Fiocruz para apresentar as exitosas experiências do Maranhão no combate às síndromes derivadas dessas arboviroses. Na ocasião, ele expôs um vídeo sobre o funcionamento da Casa de Apoio Ninar, e explicou que o Projeto Ninar nasceu no ano passado e já realizou mais de 30 mil atendimentos em duas unidades. “Uma faz o acompanhamento médico e multiprofissional. E agora incorporamos uma Casa de Apoio, que recebe as famílias que vem de outros municípios e também, junto com elas, as crianças e as equipes de saúde dos municípios”, pontuou.

“Essa Casa tem uma história curiosa porque pertencia ao patrimônio do Governo do Maranhão há muitas décadas e era a casa de veraneio do governador. Fica de frente ao mar, muito bonita, no metro quadrado mais caro do Maranhão. Claro que nunca a utilizei porque tenho uma visão política distinta dessa noção de privilégios”, destacou o governador, que disse que quando veio essa emergência sanitária atinente ao zika, as mães disseram que precisavam de uma casa. “E eu disse: eu tenho a melhor casa para vocês. Porque é a melhor casa que simboliza a prioridade política que nós devemos dar a essa emergência sanitária”, enfatizou.

Flávio Dino informou que o Governo do Maranhão investiu R$ 2 milhões para a implantação da Casa de Apoio e mais R$ 400 mil por mês para atender 15 famílias por semana, em um processo de humanização de políticas públicas. “Em primeiro lugar é um espaço de cuidado, tratamento, mas é um espaço de acolhida humanizada. E é também um espaço de formação profissional das equipes dos municípios”, frisou.

Experiência

Para o governador, a ‘Feira de Soluções para a Saúde’ é uma forma de aprimorar a rede de prevenção e cuidado, incorporar elementos novos à dimensão principal do trabalho contínuo, ou seja, “não é porque não estamos mais vivendo o auge da emergência das síndromes derivadas dessas arboviroses de modo geral que nós devemos abandonar o debate e os investimentos”.

“Acho que o principal mérito da Feira é reunir essas experiências nacionais e internacionais e sublinhar a dualidade do tema para que a gente possa prevenir danos futuros”, afirmou o governador Flávio Dino.

O governador da Bahia, Rui Costa, parabenizou o governador Flávio Dino pelos desafios e a solidariedade mútua pelas dificuldades que ambos têm enfrentado devido a um cenário absolutamente adverso.

“Flávio Dino tem se superado pelo trabalho, pela afirmação e pela determinação como aqui você muito bem fez dos valores humanos. Eu acho que é isso que tem sustentado o nossos governos. Essa relação de afirmar para a população que a prioridade é cuidar das pessoas. É cuidar de gente nas várias áreas. Quero lhe cumprimentar e lhe agradecer a presença”, destacou o governador da Bahia.