Flávio Dino apresenta Projeto Ninar e é elogiado durante seminário em Salvador

Governador Flávio Dino foi convidado pela Fiocruz para apresentar as experiências do Maranhão no combate às síndromes derivadas das arboviroses. Foto: Divulgação

A ‘Feira de Soluções para a Saúde’ e o ‘Seminário Internacional da Unicef: Zika e Infância’ tiveram início, nesta terça-feira (8), em Salvador, Bahia, com a presença do governador Flávio Dino. O evento, que se estende até a próxima quinta-feira (10), tem como principal objetivo apresentar soluções para as arboviroses que acometem o Brasil. Neste contexto, as atividades do Projeto Ninar e da Casa de Apoio Ninar foram apresentadas e bastante elogiadas por pesquisadores, instituições, movimentos sociais interessados e comprometidos com o combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

O evento é fruto da parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Durante os três dias do evento, uma rica programação apresentará soluções de caráter social, industrial e de serviços que podem, em muitos casos, ser replicadas por diversas pessoas e instituições em todo o Brasil e até no exterior.

Governadores Flávio Dino e Rui Costa durante o Feira de Soluções para a Saúde na Bahia. Foto: Divulgação

A ‘Feira de Soluções para a Saúde’ é a primeira de uma série de cinco – cada uma realizada em uma região do País. Todas elas reúnem pesquisadores, instituições dos setores público e privado e movimentos sociais interessados e comprometidos com o combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Na programação constam atividades como rodas de conversa, apresentações orais, mesas redondas, oficinas, estandes, manifestações culturais e espaços de comunicação em saúde.

O governador Flávio Dino foi convidado pela Fiocruz para apresentar as exitosas experiências do Maranhão no combate às síndromes derivadas dessas arboviroses. Na ocasião, ele expôs um vídeo sobre o funcionamento da Casa de Apoio Ninar, e explicou que o Projeto Ninar nasceu no ano passado e já realizou mais de 30 mil atendimentos em duas unidades. “Uma faz o acompanhamento médico e multiprofissional. E agora incorporamos uma Casa de Apoio, que recebe as famílias que vem de outros municípios e também, junto com elas, as crianças e as equipes de saúde dos municípios”, pontuou.

“Essa Casa tem uma história curiosa porque pertencia ao patrimônio do Governo do Maranhão há muitas décadas e era a casa de veraneio do governador. Fica de frente ao mar, muito bonita, no metro quadrado mais caro do Maranhão. Claro que nunca a utilizei porque tenho uma visão política distinta dessa noção de privilégios”, destacou o governador, que disse que quando veio essa emergência sanitária atinente ao zika, as mães disseram que precisavam de uma casa. “E eu disse: eu tenho a melhor casa para vocês. Porque é a melhor casa que simboliza a prioridade política que nós devemos dar a essa emergência sanitária”, enfatizou.

Flávio Dino informou que o Governo do Maranhão investiu R$ 2 milhões para a implantação da Casa de Apoio e mais R$ 400 mil por mês para atender 15 famílias por semana, em um processo de humanização de políticas públicas. “Em primeiro lugar é um espaço de cuidado, tratamento, mas é um espaço de acolhida humanizada. E é também um espaço de formação profissional das equipes dos municípios”, frisou.

Experiência

Governador Flávio Dino foi convidado pela Fiocruz para apresentar as experiências do Maranhão no combate às síndromes derivadas das arboviroses. Foto: Divulgação

Para o governador, a ‘Feira de Soluções para a Saúde’ é uma forma de aprimorar a rede de prevenção e cuidado, incorporar elementos novos à dimensão principal do trabalho contínuo, ou seja, “não é porque não estamos mais vivendo o auge da emergência das síndromes derivadas dessas arboviroses de modo geral que nós devemos abandonar o debate e os investimentos”.

“Acho que o principal mérito da Feira é reunir essas experiências nacionais e internacionais e sublinhar a dualidade do tema para que a gente possa prevenir danos futuros”, afirmou o governador Flávio Dino.

O governador da Bahia, Rui Costa, parabenizou o governador Flávio Dino pelos desafios e a solidariedade mútua pelas dificuldades que ambos têm enfrentado devido a um cenário absolutamente adverso.

“Flávio Dino tem se superado pelo trabalho, pela afirmação e pela determinação como aqui você muito bem fez dos valores humanos. Eu acho que é isso que tem sustentado o nossos governos. Essa relação de afirmar para a população que a prioridade é cuidar das pessoas. É cuidar de gente nas várias áreas. Quero lhe cumprimentar e lhe agradecer a presença”, destacou o governador da Bahia.