Deputados destacam ações do Governo que estão transformando a educação no Maranhão

Deputados da Assembleia Legislativa do Maranhão vêm destacando o forte investimento do Governo do Estado na educação desde 2015. Para os parlamentares, as ações têm promovido uma revolução no ensino público maranhense, incluindo a construção e a reforma de escolas.

Na última segunda-feira, o secretário de Educação do Maranhão, Felipe Camarão, fez um resumo das medidas tomadas pela atual gestão.

Após a apresentação, o deputado Rogério Cafeteira, líder do Governo na Casa, destacou a atenção dada às áreas rurais e de difícil acesso. Cafeteira ressaltou a parceria do Estado com os municípios para transformar a Educação Básica, que não é de competência estadual.

“Na verdade, o Governo do Estado tem sido um grande parceiro dos municípios, pois não é atribuição estadual a Educação Básica, mas, como é alicerce de toda uma vida escolar, o governo tem essa preocupação de fomentar o ensino básico desenvolvido pelos municípios, para garantir que toda educação siga um padrão de qualidade”, destacou Cafeteira.

Transparência e compromisso
Já o deputado Levi Pontes afirmou que a disposição do secretário Felipe Camarão de ir à Assembleia para apresentar os números e informações da Educação demonstram transparência e compromisso.

O parlamentar destacou a importância da construção de novas escolas: “Um projeto audacioso, grandioso que transforma esses espaços de escolas de taipa, galpões, que demonstra que só com a educação podemos tirar este país da miséria, do analfabetismo, da ignorância e, acima de tudo, das mazelas de toda nossa sociedade”.

O deputado Professor Marco Aurélio disse que o Maranhão vive um novo momento no ensino público: “Antes não se investia no resgate da autoestima dos estudantes, dando-lhes um ambiente digno. A maioria das escolas que o governo Flávio Dino hoje reconstrói tinha três, quatro décadas sem nunca ter recebido nenhuma reforma. Era no máximo uma pintura”.

O parlamentar acrescentou que os resultados dessa transformação são percebidos por toda a população. “Querer negar esse trabalho é como querer negar uma luz na escuridão.”

O governador Flávio tem frisado a meta de chegar a 200 escolas novas entregues até o fim do ano. E atingir a marca de 300 em 2018. Além disso, o governo está entregando 574 escolas reformadas ou totalmente reconstruídas, até julho de 2017.