Com novo poço, moradores de povoado deixam de andar até 4 km por dia em busca de água

Flávio Dino entrega sistema de abastecimento de água em Buritirana. Foto: Nael Reis/Secap

Dia após dia, os moradores do povoado Varjão dos Crentes, em Buritirana, tinham que se virar em busca de água. O poço que tinham à disposição já não servia água de qualidade. Muitos tinham que contar com a boa vontade de vizinhos ou percorrer longas distâncias. Essa situação acabou nesta semana, quando foi entregue um poço com 350 metros de profundidade.

O novo poço faz parte de um Sistema de Abastecimento de Água entregue pelo governador Flávio Dino, junto com um pacote de outras obras no município.

Povoado em Buritirana recebe novo poço e sistema de abastecimento. Foto: Nael Reis/Secap

“Nós bebíamos até do outro vizinho, tinha que carregar em tambor. Agora tá uma água boa”, diz o lavrador Emanoel da Conceição, 36 anos. Ele conta que a água do poço antigo era salobra.

Autor da emenda que destinou recursos para a obra, o deputado estadual Marco Aurélio conta que “as pessoas do Varjão buscavam água todos os dias percorrendo dois, três e até quatro quilômetros – a maioria indo a pé, de bicicleta ou mesmo com animal”.

Água de qualidade

Os moradores sentiram imediatamente a diferença na qualidade da água. “Essa aqui é boa mesmo. A gente já vê que a cor dela é diferente da outra”, diz o lavrador Gregório Pereira Silva.

“Nós nos orgulhamos muito que o Governo do Maranhão venha aonde nunca veio antes. Que o governador esteja presente com as lideranças da comunidade, inaugurando um sistema de água que significa trazer direito, serviço público e dignidade para toda essa população”, afirma Flávio Dino.

Para o prefeito de Buritirana, Vagtônio Brandão, “a boa vontade do governador em ajudar o estado do Maranhão, em tirar as pessoas da miséria, é muito grande”.

Emanoel da Conceição agora tem água à disposição. Foto: Nael Reis/Secap