Com entrega de títulos, 6 mil famílias já garantiram posse de suas casas na Cidade Olímpica

Entrega de título imobiliário na Cidade Olímpica. Foto: Divulgação

Neste sábado (20), 1.500 famílias do bairro da Cidade Olímpica, em São Luís, receberão os títulos que garantem a posse definitiva de suas casas. Com a nova entrega, que será realizada pelo governador Flávio Dino, chegará a 6.090 o número total de famílias beneficiadas no bairro nos últimos três anos e meio.

A entrega será feita por meio da Secretaria de Cidades e Desenvolvimento Social (Secid) e, além da posse definitiva da casa ou terreno onde moram, o documento possibilita que as famílias possam pleitear melhorias para suas residências.

“A partir desse documento, as pessoas podem, por exemplo, buscar financiamentos em bancos, aproveitando benefícios de programas habitacionais para melhorar suas moradias; o imóvel fica valorizado, enfim elas passam a ter acesso a uma série de direitos que devem ser garantidos ao cidadão”, diz a titular da Secid, Flávia Alexandrina Moura.

Entrega de título imobiliário na Cidade Olímpica. Foto: Divulgação

A família de Viviane da Silva Brito já foi contemplada com um dos títulos. Antes da ação do Governo, ela e o marido tinham tentando tirar o documento outras vezes, mas sem resposta definitiva, o que representa segurança para a família: “É a estabilidade de ter certeza de que a nossa casa é uma residência própria, e nossa”.

Regularização

Além das áreas urbanas, a regularização fundiária também atende beneficiários nas áreas rurais e comunidades tradicionais. Desde 2015, já são mais de 13 mil títulos entregues pelo Governo do Maranhão.

A regularização fundiária nas zonas rurais e urbanas é uma das bandeiras da atual gestão e tem como objetivo a redução da desigualdade social no Estado, garantindo dignidade a moradores das cidades e geração de renda a trabalhadores do campo, a partir da criação processo de regularização fundiária nas cidades e no campo.