Avanços no Saneamento são comemorados em fim de semana especial em São Luís

A Corrida serviu para mostrar todas as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo para garantir as condições atuais de balneabilidade das praias. Foto: Vinícius Porto

Teve início, no último sábado (18), a programação da XI Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces, realizada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).

A Semana teve início com a ‘Corrida Mais Saneamento’, na Avenida Litorânea, que contou com a participação de mais de 500 corredores amadores e profissionais. Logo após a corrida e premiação, o evento foi animado pelos grupos Vamudi Samba e Criolina. A Corrida Mais Saneamento objetivou mostrar todas as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo do Maranhão para garantir as condições atuais de balneabilidade das praias, que têm se mantido próprias para banho desde o ano passado em sua maioria.

Portando chip eletrônico identificados por numeração e tempo contado por cronometragem eletrônica, os participantes percorreram uma distância de 5 km, previamente aferida. Foram premiados com troféus os 1º, 2º e 3º lugares masculino e feminino nas categorias Geral, Caemeiro.

A Corrida serviu para mostrar todas as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo para garantir as condições atuais de balneabilidade das praias. Foto: Vinícius Porto

A premiação estendeu-se ainda à 1ª, 2ª e 3ª posição em faixa etária com entrega de medalhas para masculino e feminino. Dentro da categoria Geral masculino, receberam os primeiros lugares Genir Rodrigues dos Santos (1.º), Francinaldo G. dos Santos (2.º) e Rubenilton Silva Costa (3.º). Ainda na categoria Geral, as corredoras Ana Claudia dos Santos (1.º), Ivana Gomes Alves (2.º) e Mari Baldisera (3.º) garantiram os primeiros lugares. Na categoria Caemeiros masculino, o funcionário Lourival Reis Cantanhede ficou em primeiro lugar; Guilherme Silva Campos em segundo e Lino Sousa garantiu a terceira posição. Os primeiros lugares na categoria Caemeiro feminino foram para Maria Jozima Pena, que chegou em primeiro lugar; MagdalaHortensia Reis Coqueiro tirou o segundo lugar; e o terceiro foi para Lívia Maria Araújo Sousa.

“A Corrida Mais Saneamento é uma celebração de resultados positivos. Por meio de ações muito estratégicas do Governo do Estado, executadas pela Caema, temos conseguido manter os índices de balneabilidade satisfatórios por um bom período. Desde o ano passado, temos trabalhado arduamente para devolver a praia à população, e o programa responsável por isto é o Mais Saneamento. Queremos mostrar a todos o que envolve o programa”, enfatizou o presidente da Caema, Davi Telles.

Já no domingo (19), o projeto Rios e Praias Limpas chamou a atenção de quem passava na praia do Caôlho. Com tendas educativas instaladas no local, a CAEMA pôde mostrar quais são os trabalhos desenvolvidos pela Companhia dentro do Programa Mais Saneamento, que visa aumentar de 4% para 70% o índice de esgoto tratado na capital até 2018. Dentre as ações de destaque, estão a construção da ETE Vinhais, com capacidade de tratar até 700 litros de esgoto por segundo, beneficiando 350 mil moradores de 48 bairros da capital; a construção da ETE Anil, que está em fase avançada e vai beneficiar, quando concluída, 56 mil moradores de mais de 15 bairros localizados à margem esquerda do Rio Anil, com capacidade de tratar 97 litros de esgoto por segundo; A despoluição dos rios Claro e Pimenta e também da Lagoa da Jansen, já em fase final.

A Corrida serviu para mostrar todas as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo para garantir as condições atuais de balneabilidade das praias. Foto: Vinícius Porto

Também participaram de atividades nas tendas educativas os alunos do curso de Biologia da Uema, que mostraram a biodiversidade das praias locais; a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) levou a unidade móvel do Laboratório de Análises Ambientais (LAA) e explicu como é feita a aferição semanal da qualidade da água das praias, para emissão dos laudos de balneabilidade. A Vigilância Sanitária Municipal levou ao público suas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypt; a Associação de Catadores de Material reciclável esteve presente mostrando como participar do projeto Óleo Social, que transforma óleo residual em matéria prima para sabão, sabonete líquido e em barra, feito por eles; e as crianças puderam se divertir na tenda infantil montada pelos alunos de educação físicas das faculdades Estácio e Pitágoras.

Além dos eventos que aconteceram neste fim de semana, a Caema planejou uma programação repleta de atividades para os quatro dias de ações. A semana culmina com o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março e pretende chamar a atenção da população para o consumo consciente do recurso e a destinação das águas residuais.Também nesta programação estão inseridos debates e painéis que serão realizados em auditórios de universidades da capital e no Auditório da Casa Civil, sobre temas que vão desde a educação ambiental e qualidade da água, passando por uma abordagem sobre o cenário dos recursos hídricos no Maranhão.

Confira a programação a partir de hoje, 20 de março:

Dia 20.03 (Segunda-Feira) Auditório Casa Civil (Palácio Henrique de La Roque)
Horário Atividade
14h Solenidade de Abertura
 

15h30

Conferência: “Reflexões sobre os impactos das águas residuais no ambiente urbano”

 

Dia 21.03 (Terça-Feira) Universidade CEUMA (CAMPUS Renascença)
Horário Atividade
8h às 12h Mini-curso

1.                Educação Ambiental e qualidade da água (Turma 1)

Facilitador: MsC Luciana Bastos (GPEAMA/UEMA)

2.                Tratamento de Esgoto (Turma 1) Facilitador: Prof. MsC Mario Goto (Universidade CEUMA)

3.                Legislação Ambiental (Turma 1) Facilitador: Profa. MsCLuaneLemos (UEMA)

4.                Gestão de Recursos Hídricos (Turma 1) Facilitador: Profa. MsC Vera Bezerra (FAPEMA)

14h às 18h Mini-curso

1.                Educação Ambiental e qualidade da água (Turma 2)

Facilitador: MsC Luciana Bastos (GPEAMA/UEMA)

2.                Tratamento de Esgoto (Turma 2) Facilitador: Prof. MsC. MárioGoto (Universidade CEUMA)

3.                Legislação Ambiental (Turma 2) Facilitador: Profa. MsCLuaneLemos (UEMA)

4.                Gestão de Recursos Hídricos (Turma 2) Facilitador: Profa. MsC Vera Bezerra (FAPEMA)

22/03 (Quarta-Feira) Auditório Casa Civil (Palácio Henrique De La Roque)
Horário Atividade
8h Programação cultural
9h Mesa-Redonda:

“O cenário dos recursos hídricos no Maranhão: a realidade das Bacias do Munim, Mearim, Itapecuru e Bacanga”.

Rep. Bacia do Bacanga: Prof. Dra. EdiléaPereira

Rep. Bacia do Munim: Carlos Borromeu

Rep. Bacia do Mearim: Ivo Gonçalves

Rep. Bacia do Itapecuru: Raimundo Medeiros

12h Encerramento