Mais de 8 mil procedimentos realizados durante as ações da operação ‘Normandia II’

Ação tem como meta combater e reduzir índices de assaltos, furtos e tráfico de drogas. (Foto: Divulgação)

Ação tem como meta combater e reduzir índices de assaltos, furtos e tráfico de drogas. (Foto: Divulgação)

Mais de 8,3 mil procedimentos foram realizados durante as ações da operação ‘Normandia II’, da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), em um mês de atividades. Executada em São Luís, nos bairros Cidade Olímpica, Cidade Operária e áreas adjacentes, a ação tem como meta combater e reduzir índices de assaltos, furtos e tráfico de drogas nestas áreas. O trabalho inclui abordagem a pessoas e veículos, apreensão de armas e drogas, além de monitoramento dos vários pontos mapeados.

“Trabalhamos com o fator surpresa e temos conseguido diminuir as ocorrências nessas áreas de atuação. A comunidade vê essa mudança e apoia a operação. A polícia nas ruas inibe a criminalidade e dessa forma, em um trabalho diuturno e intenso, estamos garantindo a tranquilidade e a segurança dos moradores”, enfatiza o comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPAM) II e coordenador da operação, coronel Aritanã Lisboa.

As ocorrências combatidas na operação totalizaram 5.363 abordagens a pessoas. Na lista constam; apreensão de arma de fogo e simulacro (11); apreensão e recuperação de veículos (37); Autos de Infração de Trânsito-AITs (136); abordagens a veículos, incluindo ônibus, carros de passeio, vans, táxis e motos (2.751); e drogas apreendidas, sendo a maconha em maior quantidade.

Nas abordagens a pessoas, o policiamento flagrou casos de embriaguez ao volante (2), tráfico de entorpecentes (13), porte ilegal de armas (9), uso de drogas (3), violência doméstica (2), roubo (9), desacato (1) e fuga com tornozeleira eletrônica (1). Os números correspondem ao período de operação de 13 de julho a 13 de agosto. A operação abrange aproximadamente 40 bairros.

O policiamento destacado para a ‘Normandia II’ conta com equipes da Polícia Militar do 6º Batalhão, do CPAM II e apoio do Grupo Tático Móvel (GTM), Centro Tático Aéreo (CTA), do Comando de Policiamento Especializado (CPE) com o Esquadrão Águia e da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam). A Polícia Militar já prepara as ações para a ‘Normandia III’.

DIA ‘D’

A operação é denominada Normandia em referência à batalha ocorrida na cidade francesa de mesmo nome e que marcou o início da derrocada do nazismo, na Segunda Guerra Mundial.

A Batalha da Normandia foi de grande importância para as Forças Aliadas, que desembarcaram na cidade – ocupada pelos nazistas – em 6 de junho de 1944, evento que ficou conhecido como “Dia D”.

Um dos elementos que contribuiu para a vitória dos Aliados foi o fator surpresa que a operação conseguiu manter até o fim. Os alemães conheciam a intenção inimiga de entrar na França, mas o serviço de espionagem foi enganado quanto ao local em que se daria o desembarque.

Comentários

Comentários