Investimentos e avanços marcaram o ano de 2018 no Detran-MA

Investimentos incluem reforma e modernização de Ciretrans. (Foto: Divulgação)

Em 2018, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) deu continuidade a uma série de investimentos em todos os setores que compõem a estrutura da Instituição. Iniciativas pautadas em planejamentos realizados com o objetivo de proporcionar, cada vez mais, melhorias na prestação dos serviços destinados à população maranhense.

Os investimentos contemplaram reformas e modernização da sede Detran-MA, na capital, e das Circunscrições Regionais de Trânsito do Maranhão (Ciretrans), entre elas, Pinheiro, Caxias, Barra do Corda, São João dos Patos e Codó. A exemplo da sede e das Ciretrans, em todos os Postos Avançados de Atendimento houve troca de mobiliário, padronização da identidade visual e construção de acessos e banheiros adaptados.

A Região Metropolitana de São Luís também ganhou uma nova unidade do Detran-MA, localizada na BR-135 com atendimento prioritário de veículos pesados, proporcionando conforto aos usuários e servidores da instituição que moram nos bairros próximos e municípios vizinhos.

Segundo a diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, o planejamento para as ações de modernização da estrutura e serviços prestados pelo Detran-MA e para as campanhas educativas é feito com a participação de todos os setores da instituição.

“Ao final de cada de ano nos reunimos com os chefes das Ciretrans e Coordenadores dos setores de veículos, habilitação, informática, administrativo e servidores do Departamento para realinhar procedimentos e planejar as ações do ano seguinte. Nosso objetivo é prestar serviços cada vez mais eficientes à população maranhense”, ressaltou.

Além disso, o Detran-MA também ganhou o novo Centro de Controle Operacional. O setor abriga uma área de vídeo monitoramento voltado ao serviço de fiscalização de trânsito. Com o uso da tecnologia de identificação de placas e cruzamento de dados com o Sistema de Informática, a medida dá auxílio nas ações ajudando no combate às práticas criminosas.

Avanços tecnológicos

Os investimentos do Departamento em tecnologia permitiram acesso a serviços que facilitam a vida dos usuários do Detran-MA. O Maranhão foi um dos primeiros estados brasileiros a contar com versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), através de um aplicativo baixado no aparelho de celular ou tablets. Atualmente, de acordo com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), mais de 10 mil condutores maranhenses já têm acesso à CNH Digital, que no Estado é gratuita.

Outro grande avanço é o Comunicado Eletrônico de Venda de Veículos (CEVV). Com ele, o vendedor e o comprador podem, no ato de reconhecimento da assinatura do Certificado de Registro (CRV), fazer o comunicado de venda do bem sem necessitar ir até o Detran-MA, resguardando a parte vendedora de problemas ocasionados pela não transferência da propriedade e existência de processos judiciais ou ainda, multas de trânsito vinculadas ao bem.

Em 2018, o Departamento implantou em todo o Estado, a Prova de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para candidatos portadores de surdez e a Prova Digital nos exames teóricos para obtenção da CNH, por meio das Ciretrans. A versão digital substitui a prova escrita, tornando o processo mais ágil e eficiente em seu resultado.

Houve também a implantação do sistema de Telemetria utilizado para o monitoramento de aulas teóricas e práticas de direção. A medida visa que o aluno cumpra a carga horária de aulas determinada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e que o instrutor esteja totalmente atento ao aluno durante os 50 minutos de aula. De janeiro a dezembro de 2018, mais de 12 mil alunos foram monitorados. A Telemetria já está sendo usada em 125 das 240 autoescolas credenciadas no Estado, o que significa que 52% das autoescolas já estão utilizando o sistema.

Moto Legal e Educação

Moto Legal regularizou motocicletas. (Foto: Gilson Teixeira)

O Programa Moto Legal beneficiou até dezembro mais de 11 mil proprietários de motocicletas no Maranhão. O ano também foi de conquistas com a aprovação de 170 pessoas que concorreram, entre 69.393 candidatos, aos cargos de assistente e analista de trânsito no 2º concurso do Detran-MA, realizado no mês de março.

Entre avanços e investimentos, a Educação para o Trânsito foi uma das principais missões do Detran-MA em 2018. Durante o ano, foram realizadas 2.182 ações em 133 municípios maranhenses, com abordagens educativas em empresas, escolas públicas e privadas, avenidas, bares e restaurantes, com os programas Detran vai à escola, Detran Volante, Direção Certa, Se liga na Via, Condutor do Amanhã, Tarde Cultural e o projeto Humanizar, levando a mensagem com o seguinte alerta: É preciso fazer a escolha certa e é essencial respeitar as leis de trânsito, para evitar acidentes e salvar vidas.

Comentários

Comentários