Governo inicia comemorações dos 405 anos de São Luís com entrega de obras para revitalização do Centro

Entregas foram realizadas na noite desta sexta (1º) e já são parte do pacote de presentes para São Luís.(Foto: Nael Reis)

Entregas foram realizadas na noite desta sexta (1º) e já são parte do pacote de presentes para São

Iniciando a maratona de entregas do Governo do Maranhão pelos 405 anos de São Luís, o governador Flávio Dino inaugurou nesta sexta-feira (1º), a nova Praça Odorico Mendes e o prédio onde funcionarão o 9º Batalhão de Polícia Militar e uma Delegacia de Polícia Civil no Centro da capital centenária.

Localizadas na Rua Rio Branco, as reformas são parte de um projeto maior de requalificação, que visa garantir desenvolvimento sustentável da região.

“Esse é o único caminho pelo qual é possível, de modo sustentável, garantir a preservação do nosso patrimônio histórico, garantir a ocupação com atividades produtivas, e esse é o objetivo principal desse conjunto de obras, que entregamos hoje a primeira fase”, explicou o governador que também falou do impacto das obras.

“É uma demanda antiga dos moradores do Centro, daqueles que exercem a atividade empresarial, e tenho certeza que essa revitalização, essa estrutura de segurança pública trazida para cá vai estimular que outros comerciantes também venham e vai garantir a fixação dos moradores, além de restaurarmos um prédio histórico”.

As obras realizadas pelo Governo do Estado foram executados pela Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

Segurança

Entregas foram realizadas na noite desta sexta (1º) e já são parte do pacote de presentes para São Luís.(Foto: Nael Reis)

Entregas foram realizadas na noite desta sexta (1º) e já são parte do pacote de presentes para São Luís.(Foto: Nael Reis)

O prédio onde agora funciona o 9° Batalhão de Polícia Militar e uma Delegacia de Polícia Civil foi completamente reformado e recuperado pelo Governo do Estado. O local, construção histórica do século 19, já funcionou com outros órgãos públicos, mas após um incêndio permaneceu abandonado por mais de 10 anos. Com a intervenção estatal, R$ 1,41 milhão foram investidos para a completa recuperação do local.

A estrutura física conta com salas de administrativo, almoxarifado, reunião, plantão (corpo de guarda), de comandos e sub comandos, para guarda de equipamentos e armamentos; banheiros e alojamentos feminino e masculino; sala de estar, cozinha, restaurante e refeitório modernos. O Batalhão é responsável pelo policiamento nas áreas do Centro, Vila Palmeira, Monte Castelo, Alemanha, Camboa, entre outros bairros.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, na região circulam diariamente 25 mil pessoas. Elas serão as principais beneficiadas com o novo prédio que passa a abrigar o 9º Batalhão de Polícia Militar e o 1º Distrito de Polícia Civil, Delegacia que funcionava nas proximidades do Hospital Djalma Marques (Socorrão 1).

“Essas unidades virão para cá, farão o seu planejamento de segurança, garantindo a tranquilidade 24h por dia”, afirmou o secretário, que também explicou a importância do novo prédio para a segurança de toda a cidade.

“O batalhão era distante agora ele vem fisicamente para o lugar correto que é o Centro da nossa cidade de São Luís. Um lugar aprazível, essa praça que está maravilhosa e que agora tem segurança para as pessoas permanecerem aqui”, completou o secretário.

Odorico Mendes

Entregas foram realizadas na noite desta sexta (1º) e já são parte do pacote de presentes para São Luís.(Foto: Nael Reis)

Entregas foram realizadas na noite desta sexta (1º) e já são parte do pacote de presentes para São Luís.(Foto: Nael Reis)

Já a Praça Odorico Mendes ganhou piso circular ao redor do busto do homenageado, melhoria da acessibilidade e mobilidade com rampas e piso tátil; iluminação artística no monumento e na vegetação; áreas de sombras com vegetação e bancos, para propiciar a vivência do espaço; disponibilização de áreas para instalações temporárias de brinquedos infantis ou feirinhas; instalação de bicicletário, lixeiras, bancos e sinalização adequada e resistente; e condições para a parada de ônibus, recuada da via.

Inaugurada em 1901, a praça homenageia o político, literato e filósofo Manoel Odorico Mendes, cujos restos mortais estão enterrados no local. Além de um busto, a praça já teve elegantes palmeiras imperiais e pinheiros. Com a revitalização, a figura de Odorico Mendes ficou mais destacada. O maranhense dedicou sua vida à literatura e filosofia. Para a reforma da praça, o Governo do Maranhão está investindo R$ 777 mil.

Morador do Centro, o aposentado Francisco Lobo aprovou as obras. “Para nós maranhenses, era uma pessoa estranha, mas agora com essa praça assim revitalizada, me sinto inspirado nesse maranhense que muito brilhou. Estamos vendo o renascimento da praça Odorico Mendes”, declarou.

Além das inaugurações desta sexta-feira, o governador Flávio Dino realiza, ainda, a entrega de importantes obras como a urbanização das imediações da ponte Bandeira Tribuzzi, que mudou completamente o cenário das Vilas Gorete e Veleiros; obras de ampliação da Praça da Lagoa, Mais Asfalto e de sistema de esgoto no Parque Estadual da Lagoa da Jansen, além de entregas de viaturas, escolas, entre outras.

 

Comentários

Comentários