Detran-MA participa do Lançamento da Operação Carnaval promovida pela PRF

Atividades realizadas durante a Operação Carnaval (Foto: Divulgação)

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) participou, nesta sexta-feira (1º), do lançamento da Operação Carnaval, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Superintendência da Instituição na BR-135. A operação seguirá até quarta-feira de Cinzas (6) e acontece, simultaneamente, em todo o país com o objetivo de prevenir acidentes e diminuir a violência no trânsito neste período carnavalesco.

Durante a abordagem educativa os condutores e passageiros receberam materiais informativos com dicas como o uso do cinto de segurança, se beber não dirija, a importância da revisão no veículo, direção defensiva e não usar o celular enquanto dirige.

Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, as ações educativas tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos na malha viária e garantir mais segurança para todos.

“Um dos principais temas que abordamos é referente à alcoolemia, excesso de velocidade e uso do celular ao volante que são as principais causas de acidentes. Nosso objetivo é orientar a população e salvar vidas”, afirmou Rositânia de Farias.

Motoristas são orientados durante a Operação Carnaval (Foto: Divulgação)

Os educadores do Detran-MA orientaram e tiraram dúvidas das pessoas que seguiam viagem pela rodovia. O eletricista Jhonas Miguel Oliveira Sousa estava com toda família indo curtir o Carnaval na cidade de Itapecuru-Mirim.

“Sempre viajamos para o interior, neste período, e acompanhamos o desrespeito de muitos motoristas nas estradas. Este tipo de ação ajuda a prevenir acidentes que podem tirar a vida de qualquer um, incluindo a nossa”, disse ele.

O Inspetor da PRF, José Raimundo dos Santos Júnior, falou que o fluxo de veículos aumenta, já que muitos foliões seguem para outras cidades. Por isso, o trabalho de conscientização é redobrado, inclusive para motoristas e passageiros de ônibus e caminhões. “Nessa época de Carnaval a maioria das pessoas viajam e acabam não se preocupando com itens essências para a segurança, como o caso do cinto e cadeirinha. Orientamos todos sem exceção a fazerem uso destes dispositivos”.

A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, também ressaltou que o Departamento estará presente nos circuitos carnavalescos da capital com o Bloco dos Desacelerados, formado por servidores que atuam nas ações da Coordenação de Educação para o Trânsito do Órgão, na Região Metropolitana de São Luís e no interior, por meio das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), orientando os foliões. Participaram também da blitz educativa, integrantes do Projeto Humanizar e da ONG SOS Vidas.