Bloco dos Desacelerados leva alegria e segurança para o carnaval 2019

Bloco dos Desacelerados, do Detran-MA, vai atuar durante o Carnaval (Foto: Divulgação)

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) lançou, nesta sexta-feira (01), o Bloco dos Desacelerados, em solenidade na sede do Detran-MA, em São Luís. O bloco é formado por servidores que atuam nas ações da Coordenação de Educação para o Trânsito do órgão, na Região Metropolitana de São Luís. Estará presente, a partir de hoje, no Circuito Carnavalesco oficial do Governo do Estado com ações no Ceprama, Madre Deus e Beira Mar, realizando abordagens educativas e preventivas com foco na Lei Seca.

A brincadeira reúne personagens com fantasias inspiradas no tema trânsito. Os Desacelerados levam mensagens com dicas aos foliões, como o uso obrigatório do cinto de segurança e o capacete para os motociclistas e passageiros. Outro alerta importante, chama a atenção do público sobre o perigo de dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas.

Se beber Não dirija é o tema de um dos jingles produzidos pelos educadores do Detran-MA, exclusivamente, para esse carnaval. Os Desacelerados chamam a atenção para os riscos de dirigir teclando o celular, a infração é considerada gravíssima. Conduzir veículos manuseando o aparelho celular e passando mensagens está entre as principais causas de acidentes de trânsito no Maranhão.

De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia Farias, as ações educativas do Detran-MA são intensificadas nesse período para conscientizar o folião que pretende se divertir no carnaval com segurança.

“O nosso objetivo é lembrar as pessoas que é possível se divertir, sem correr riscos. Bebida e direção não combinam. Mandar mensagens pelo celular enquanto estiver dirigindo, também é perigoso. O Bloco dos Desacelerados do Detran-MA estará nas ruas com os alertas de segurança, necessários para garantir um carnaval tranquilo para todos os foliões”, ressaltou

O motorista, José Edvaldo Cutrim, considerou importante a presença dos educadores do Detran-MA nos circuitos de carnaval. “Excelente ideia do Detran-MA em realizar essa ação no carnaval. É uma época perigosa porque muitos motoristas bebem, dirigem e provocam acidentes. Melhor evitar o risco e seguir as regras de trânsito, para garantir a brincadeira e voltar para casa com segurança”, disse.

Ciretrans

As ações educativas do Detran-MA no período carnavalesco também serão realizadas nos municípios atendidos pelas 15 Circunscrições Regionais de Trânsito de Maranhão (Ciretrans).  As equipes de educadores vão percorrer os circuitos de folia nas cidades do interior do Maranhão, distribuindo material informativo e alertando o público sobre importância de brincar com segurança.