Detran-MA e Prefeitura de Rosário promovem mobilização com ações educativas

Mobilização na área de prevenção de acidentes realizada em Rosário (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de prevenir acidentes no período do carnaval, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), a Prefeitura Municipal de Rosário e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveram, nesta quarta-feira (27), mobilização educativa nas ruas e avenidas do município, levando atividades de conscientização voltadas às condutas corretas no trânsito. Participaram das ações, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e escolas da rede municipal, inseridas no Festival Temático Estudantil (Fenatran), um projeto de educação para o trânsito da PRF.

As equipes conversaram com os transeuntes e os condutores de veículos sobre segurança no trânsito e alertarem para os perigos de dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas. Os educadores distribuíram material com informações sobre os cuidados no trânsito como o uso do cinto de segurança, capacete e Lei Seca.

Os condutores, também, receberam adesivos da campanha Operação Lei Seca, eu Apoio e foram orientados a reduzir a velocidade nas áreas próximas às faixas de pedestres. A secretária Adjunta de Educação de Rosário, Ana Rita Abreu, ressaltou a importância da ação no município.

“A educação para o trânsito é um tema abordado, durante todo o ano, nas escolas da rede municipal. As crianças contribuem para um trânsito seguro quando alertam os pais em casa. A realização de ações educativas em Rosário é indispensável, pois somos passagem para os Lençóis Maranhenses e outros destinos”, disse Ana Rita Abreu.

Educador de Trânsito participa de mobilização em Rosário (Foto: Divulgação)

Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, o movimento de veículos aumenta em períodos como este e os riscos de acidentes, também. “Realizamos a ação nas ruas e avenidas de Rosário, orientando a população para os perigos de não obedecer às leis de trânsito. O nosso objetivo é garantir um carnaval mais seguro”, afirmou.

O Inspetor da PRF, Santos Júnior, falou sobre a união de forças entre as instituições em prol de um trânsito mais seguro. “A Prefeitura de Rosário vem realizando ações educativas, sobre a segurança viária, nas escolas e com atividades nas ruas da cidade”, afirmou.

Pedro Santos, 09 anos, aluno da Unidade Integrada São Camilo de Lelis, disse que participar de uma blitz educativa é muito divertido, pois ele conseguiu ver na prática, o que aprendeu na escola. “Eu aprendi para que servem as placas de sinalização, o semáforo, e como se proteger no trânsito”, contou.

Para o motorista Osvaldo Rodrigues, morador do município, as ações educativas contribuem para a conscientização da população. “É muito importante esta ação, pois ela nos leva a entender que, a nossa forma de agir no trânsito contribui para a minha segurança e de outras pessoas”, afirmou.