Detran e parceiros lançam campanha de prevenção de acidentes no Carnaval 2019

Lançamento da campanha de prevenção de acidentes de trânsito (Foto: Divulgação)

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Blocão da Juventude, do Instituto Municipalista da Juventude (IMJ), lançaram no domingo (24), na Feirinha São Luís na praça Benedito Leite, a campanha de prevenção de acidentes de trânsito que será realizada no período carnavalesco.

Os educadores do Detran-MA e o Blocão, com o apoio da PRF, e outros parceiros, realizarão nos cinco dias de folia, na capital e no interior, ações educativas com o objetivo de conscientizar a população maranhense sobre os riscos no trânsito e garantir mais segurança para todos.

Para a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rosetânia de Farias, a participação do Blocão da Juventude, e de outros parceiros nas ações do Departamento, soma positivamente ao trabalho educativo que vem sendo realizado pelo órgão.

“A educação para o trânsito é uma das principais missões do Detran-MA e tem sido massificada em todo Maranhão, com o objetivo de conscientizar o cidadão que é preciso ter atitudes corretas no trânsito como forma de prevenir acidentes”, disse Rositânia.

“Da mesma forma, para cuidar da saúde é preciso fazer escolhas certas. O Blocão da Juventude apoia essa causa. Portanto, essa é uma parceria positiva para o Detran-MA e para o Maranhão. Nesse Carnaval continuaremos levando a mensagem e pedindo a quem beber que não dirija”, afirmou a coordenadora.

O coordenador do Blocão da Juventude, Marcos Leite, explicou que o projeto “Blocão da Juventude”  já existe desde 2006 e é parceiro do Detran-MA há 3 anos no trabalho de conscientização, principalmente dos jovens, durante o carnaval.

“Nós distribuímos o preservativo e alertamos os jovens sobre os riscos da gravidez na adolescência e o perigo do contágio de doenças sexualmente transmissíveis. Na folia muita gente esquece de se proteger. Com o Detran-Ma, vamos lembrar os jovens que o trânsito também precisa de cuidados”, reforçou Marcos Leite.

Equipe que participou do Lançamento da campanha de prevenção de acidentes de trânsito (Foto: Divulgação)

O inspetor da PRF Santos Júnior, também falou sobre a importância das parcerias entre as instituições. “Trabalhamos em parceria no combate a essa guerra que faz vítimas diariamente. A união de todos é essencial para fortalecermos a segurança da população nesse período festivo”, ressaltou o Inspetor.

Na feirinha, as equipes alertaram os frequentadores com dicas de cuidados no trânsito, distribuíram kits com material informativo sobre a Lei Seca, com informações sobre os cuidados com a saúde durante o período carnavalesco, como a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a entrega de preservativos. Na ocasião, o público foi convidado a fazer testes do etilômetro/bafômetro, para entender como funciona o aparelho que mede a quantidade de álcool consumido por pessoa.

A estudante, Carolina Viegas, decidiu fazer o teste do etilômetro durante a ação, para saber mais sobre a Lei Seca. “Eu sempre tive curiosidade de saber como funciona o teste, bebi um coquetel com álcool, mas não estou dirigindo, e quis fazer para entender melhor o funcionamento. Essas ações já são importantes em qualquer período do ano, mas no carnaval é ainda mais”, disse.

“É muita gente que bebe e sai dirigindo ao mesmo tempo, sem nenhum cuidado com a sua vida, e a de outras pessoas que transitam nas ruas, isso aumenta os riscos para todos. Espero que as pessoas realmente tomem consciência e evitem a mistura de álcool e direção”, concluiu a estudante.

Comentários

Comentários