Detran-MA apresenta Manual de Municipalização de Trânsito à Famem

Representantes do Detran-MA e da Famem debatem municipalização do trânsito (Foto: Divulgação)

A diretora geral do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), Larissa Abdalla Britto recebeu, na quarta-feira (13), a visita dos representantes da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), o secretário executivo Antônio Portílio Fonseca, e o coordenador jurídico Guilherme Mendonça.

Durante a visita, a diretora apresentou o Manual de Municipalização de Trânsito à entidade, como forma de incentivar a integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A reunião contou ainda com a presença da coordenadora de Educação para o Trânsito, Rositânia Farias.

O Manual de Municipalização do Trânsito é um roteiro programático baseado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), produzido pelo Detran-MA e Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), para orientar as prefeituras na implantação e regulamentação de ações necessárias à redução de acidentes nas ruas e avenidas das cidades maranhenses.

De acordo com a diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, o apoio da Famem vai contribuir com a integração de mais cidades ao SNT. “Além da organização viária, com a implantação da sinalização de trânsito, o município integrado participa do planejamento de ações de fiscalização e de educação, que visam promover mais segurança à população, ao reduzir o número de acidentes de trânsito com vítimas fatais e não fatais nos municípios”, ressaltou.

O secretário executivo da Famem, Antônio Portílio Fonseca, destacou a importância da parceria com o Detran-MA. “A integração dos municípios ao Sistema Nacional traz uma série de vantagens para as cidades, principalmente, porque promove segurança no trânsito. Portanto, a Famem tem interesse em incentivar e acompanhar o processo de integração dos municípios ao SNT, para que a legislação seja atendida”, disse.

Segundo o assessor jurídico, Guilherme Mendonça, a visita institucional fortalece a parceria entre o Detran-MA e a Famem e, consequentemente, com os municípios. “É uma parceria que tende a crescer em benefício das cidades e da população maranhense”, finalizou.