Com educação para o trânsito, Detran alcançou mais de 500 mil pessoas em 2018

O público infantil também foi alvo das campanhas. (Foto: Divulgação)

Conscientizações sobre Lei Seca, uso do cinto de segurança, prevenção de acidentes. As ações de prevenção e educação para o trânsito, voltadas para adultos e crianças, realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) alcançaram 551.906 pessoas em 2018 em todo o estado. Apenas em São Luís foram mais de 165 mil pessoas; no interior do estado, outras 380 mil.

De acordo com a chefe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do órgão, Rosetânia de Farias, as ações foram intensificadas em 2018 e o objetivo é atingir um número cada vez maior de pessoas.

“O objetivo do departamento é tirar a população do automatismo, oferecendo um caminho de conscientização através da educação. Nossas atividades são pensadas e executadas para atingir as pessoas nas escolas, nas vias de trânsito, em ambientes corporativos com empresas, entidades e órgãos públicos”, afirmou.

Novas ações

O órgão, que em 2017 alcançou 525 mil pessoas com as iniciativas de educação para o trânsito, teve incrementos no ano passado.

Além do Transitarte, em que equipes de educadores de trânsito trabalham com linguagem teatral e de forma lúdica os temas ligados à segurança, outras atividades foram criadas em 2017, como o Servidor em Foco, Se Liga na Via, Agente Multiplicador e o Feriado Bom é Feriado Seguro.

Além disso, os projetos Direção Certa, que realiza abordagens educativas com o teste do bafômetro em bares; o Detran vai à Escola e o Detran Volate, voltado para o ambiente corporativo já realizados em anos anteriores, foram ampliados. Em 2019, outras ações também serão implementadas.

“Todos os anos, a Coordenação de Educação para o Trânsito busca fortalecer, intensificar, qualificar e interiorizar suas ações. Para além desses objetivos, novas formas de abordagens e projetos serão implementados, como o Operação Lei Seca: Eu Apoio, a criação da Escola Pública de Trânsito (EPT), o Condutor do Amanhã, voltado a estudantes do Ensino Médio, e o Contação de Histórias para o Ensino Fundamental e Menor”, diz a coordenadora Rosetânia de Farias.

Contato

Escolas, empresas, entidades ou órgãos públicos interessados em participar dos projetos Detran-MA vai à Escola e Detran-MA Volante, podem entrar em contato com a Coordenação de Educação para o Trânsito no telefone 3089-2077 e solicitar a visita.

Comentários

Comentários