Mapeamento de riscos é realizado no Hospital Carlos Macieira

SESMT do HCM realiza mapeamento de riscos no ambiente de trabalho

SESMT do HCM realiza mapeamento de riscos no ambiente de trabalho

Para mapear áreas de risco e reforçar a segurança no ambiente de trabalho, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) está realizando o trabalho de reconhecimento em todo o hospital. A ação, que é periódica, é executada em parceria com os profissionais dos setores.

A engenheira do Trabalho do HCM, Jaqueline Rodrigues, explicou que a equipe do SESMT tem vistoriado os setores tanto da área administrativa como assistencial. “A prevenção começa com o conhecimento dos riscos, que são mutáveis, além da busca por melhorias e medidas de proteção ao trabalhador, com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), entre outros”, informou.

Segundo a coordenadora administrativa e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do HCM, Ana Carolina Silva, esse mapeamento de riscos é indispensável para a promoção da segurança de todos. “É muito importante estabelecer o mapa de riscos, principalmente em um ambiente hospitalar. Assim, conseguimos prevenir com eficácia os acidentes fazendo da Cipa uma comissão comprometida com a saúde e o bem-estar de todos”, avaliou.

Além da engenheira Jaqueline, os técnicos em Segurança do Trabalho Danyelle Petrinny, Eduardo De’Iran e Valdemar Neto realizam entrevistas com a equipe multiprofissional de cada setor, como forma de entender os riscos, necessidades e cuidados de cada atividade. “A nossa visita aos setores inclui desde a avaliação dos riscos físicos, biológicos e químicos até o tempo de exposição do profissional”, explicou Jaqueline Rodrigues.

Comentários

Comentários