Hospital Dr. Carlos Macieira desenvolve atividades lúdicas com pacientes e acompanhantes

O projeto de humanização, com foco em atividades lúdicas e artísticas, tem transformado a rotina dos acompanhantes e pacientes do Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís. O projeto promove a autoestima dos pacientes em tratamento no hospital da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

As peças, produzidas durante o projeto, integram a mostra permanente nas recepções da unidade. Como parte das atividades, semanalmente a psicóloga Roberta Oliveira realiza interação no corredor do setor de enfermaria.

“Essas atividades servem para amenizar os quadros de tristeza, ansiedade e depressão diante do trauma da hospitalização que os pacientes enfrentam. Aqui na ‘cardio’ são pacientes de internação prolongada. Eles são muito receptivos, são muito acolhedores. Fazem chaveiros e pompons com lã e outros materiais”, explica Roberta Oliveira.

Os participantes também fazem pintura de desenhos com lápis de cor pelo menos três vezes durante a semana. O projeto acontece desde o mês de fevereiro e funciona como terapia para pacientes e acompanhantes. “A atividade é excelente porque mexe com nosso psicológico, com a nossa mente, nossa criatividade. Ajuda a relaxar nossa mente, elimina aquele pensamento negativo, aquela depressão, o medo, às vezes”, disse a professora aposentada do ensino fundamental.

O projeto integra o conjunto de atividades executadas para favorecer a recuperação dos pacientes. “Essas ações servem também para a interação social, trabalhando com os aspectos cognitivos, memória, nível de estresses”, reiterou a psicóloga Roberta Oliveira.

Comentários

Comentários