Governo comemora aniversário de Balsas com mutirão de cirurgias

Governo comemora aniversário de Balsas com mutirão de cirurgias. (Foto: Divulgação)

“Estou muito feliz. Há muitos anos batalho por isso e tive essa oportunidade de realizar aqui no hospital”, disse a lavradora Deusirene Lima, de 54 anos, atendida no Mutirão do Centenário de Cirurgias Eletivas realizado no Hospital Regional de Balsas. Com o mutirão, o Governo do Estado celebrou os 100 anos de Balsas fortalecendo a rede de atendimento e reduzindo a demanda de procedimentos cirúrgicos regulados na rede estadual de saúde.

A lavradora Deusirene Lima, 54 anos, encerrou a espera de três anos por uma cirurgia de tireoidectomia (retirada da tireóide). Além de tireoidectomia, os profissionais fizeram cirurgias de colecistectomia (retirada de pedra da vesícula), histerectomia (retira útero) e herniorrafia (cirurgia de hérnia).

A unidade realizou o Mutirão do Centenário de Cirurgias Eletivas em 20 de março, uma iniciativa que teve como objetivo reduzir a fila de espera dos pacientes na região. “A Secretaria de Estado da Saúde viabiliza os mutirões com caráter de urgência para atender a demanda da população não só de Balsas, como dos municípios adjacentes. É uma meta do hospital sanar a fila de cirurgias eletivas. Unimos esforços para a diminuição do tempo de espera por cirurgias. Temos estrutura e equipe qualificada para atender a população”, destacou o diretor-geral do Hospital Regional de Balsas, Eliabe Aguiar.

Hospital Regional de Balsas 

O Hospital Regional de Balsas é referência da região no atendimento de procedimentos de média e alta complexidade, incluindo partos de alto risco, pediatria e cirurgia geral. Possui 50 leitos disponíveis, com dez leitos de UTI Adulto, seis de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional e quatro de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru, que a passa a ser mantido pela Secretaria de Estado da Saúde.

A unidade de saúde possui estrutura para realizar atendimentos nas especialidades de clínica médica, ginecologia, obstetrícia, cirurgia geral e pediatria, além de exames laboratoriais e diagnósticos em oftalmologia e cardiologia; e serviços de diagnóstico por imagem como ultrassonografia, mamografia, exames de radiologia, tomografia e endoscopia. O Hospital Regional de Balsas é gerenciado pelo Instituo Acqua.

Comentários

Comentários