Governo atende população das regionais de saúde de Bacabal, Presidente Dutra e São João dos Patos no Mutirão do Glaucoma

Mutirão do Glaucoma. (Foto: Julyane Galvão)

Mutirão do Glaucoma. (Foto: Julyane Galvão)

Com o Mutirão do Glaucoma, promovido pelo Governo do Maranhão, será realizado atendimento nas regionais de saúde de Bacabal, Presidente Dutra e São João dos Patos, entre os dias 8 e 10 deste mês, beneficiando 16 municípios. Encerrando o cronograma de 2017 da Secretaria de Estado da Saúde (SES), de 11 a 19, os municípios das regionais de Pinheiro, Chapadinha e Zé Doca sediarão a ação.

No Mutirão do Glaucoma, a população tem acesso a consultas, exames, distribuição de medicação gratuita, quando necessário, e encaminhamento para tratamento. O paciente precisa apresentar cópia de documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço para ser atendido.

“Fazer o diagnóstico precoce é essencial para garantir maior qualidade de vida à população, em especial aquela acima de 40 anos. Ao longo do ano, reforçamos esta importante estratégia, que garante toda assistência necessária de detecção, tratamento e acompanhamento. A população precisa ficar atenta aos dias do mutirão”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Nesta sexta-feira (8), os atendimentos acontecem pela manhã em Lago Verde, Brejo de Areia e São Domingos do Maranhão. No mesmo dia, no período da tarde, Conceição do Lago Açu, Altamira do Maranhão e Tuntum recebem o mutirão.

A população de Olho d’Água das Cunhãs, Vitorino Freire e Colinas terão acesso aos serviços na manhã de sábado (9). Enquanto, Bacabal, Paulo Ramos e Fortuna os atendimentos acontecem no mesmo dia à tarde.

Fechando o fim de semana, Bom Lugar, São Luís Gonzaga do Maranhão e Buriti Bravo recebem o mutirão do Glaucoma na manhã do domingo (10) e Jatobá à tarde.

Encerramento

O cronograma de ações do Mutirão do Glaucoma será encerrado no dia 19. Até lá, mais três regionais de saúde serão beneficiadas com a ação. De 11 a 17, os especialistas estarão consultando a população da região de Pinheiro.

Na segunda-feira (11), os atendimentos acontecem em Alcântara (manhã) e Bequimão (tarde); e na terça-feira (12), em Cedral (manhã) e Mirinzal (tarde). No período de 15 a 17, os médicos estarão na região de Chapadinha, e, de 14 a 19, na de Zé Doca.

Glaucoma 

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, entre 2 e 3% da população brasileira acima de 40 anos pode ter a doença, que é causada pela lesão do nervo óptico e relacionada à alta pressão do olho. Doenças como diabetes, hereditariedade, miopia e lesões oculares são as principais causas do glaucoma.
Há dois tipos de glaucoma, o de ângulo aberto que é gradual, lento e assintomático e responde por 90% dos casos; já o glaucoma de ângulo fechado pode ocasionar dores de cabeça, dor no olho, auréolas de arco íris ao redor das luzes, náusea e vômitos.

Agenda do Mutirão:

Sexta-feira (8)
Lago Verde (Manhã) – Local: Hospital Joana Almeida
Conceição do Lago Açu (Tarde) – Local: Hospital Municipal Manoel Melo de Matos
Brejo de Areia (Manhã) – Local: Centro de Saúde Joaquim Timóteo
Altamira do Maranhão (Tarde) – Local: UBS Antônio Alves de Assis (14h-16h) / UBS Altamira (16h-18h)
São Domingos do Maranhão (Manhã) – Local: UBS Posto de Saúde do Itaúna
Tuntum (Tarde) – Local: Unidade Básica de Saúde Frei Dionísio Guerra

Sábado (9)
Olho d’Água das Cunhãs (Manhã) – Local: Posto de Saúde (Bairro Novo)
Bacabal (Tarde) – Local: Centro de Especialidades Dr. Coelho Dias
Vitorino Freire (Manhã) – Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Paulo Ramos (Tarde) – Local: Semus Paulo Ramos
Colinas (Manhã) – Local: Centro de Saúde Dr. Hozano Brandão – Módulo
Fortuna (Tarde) – Local: UBS Josué Marques

Domingo (10)
Bom Lugar (Manhã) – Local: Posto de Saúde Maria Nailde
São Luís Gonzaga do Maranhão (Manhã) – Local: Secretaria Municipal de Saúde Centro de Saúde Wilson Curvina
Buriti Bravo (Manhã) – Local: NIT
Jatobá (Tarde) – Local: UBS Bento Antônio da Silva

Segunda-feira (11)
Alcântara (Manhã) – Local: Posto de Saúde Mangueiral
Bequimão (Tarde) – Local: Centro de Saúde de Bequimão

Terça-feira (12)
Cedral (Manhã) – Local: UBS Nossa Senhora da Conceição
Mirinzal (Tarde) – Local: UBS Maria José Gonçalves

Quarta-feira (13)
Central do Maranhão (Manhã)
Peri-Mirim (Tarde) – Local: Posto São João (Portinho)

Comentários

Comentários