Governo realiza Agritec no território Cerrado Sul Maranhense nesta terça-feira (24)

A diversidade do território Cerrado Sul Maranhense será o destaque da 15ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), que começa nesta terça-feira (24) em São Raimundo das Mangabeiras. O evento é realizado pelo Governo do Estado. O Maranhão, com regiões tão contrastantes, é o único no país que reúne a maior diversidade de ecossistemas, com praias, rios, cachoeiras, lagoas, manguezais, cerrado e floresta amazônica, por exemplo.

Essa diversidade ambiental faz com que cada região seja social e culturalmente diferente uma da outra e com suas peculiaridades, o estado possui uma grande oportunidade para produção de variados alimentos, como o famoso buriti – ingrediente principal para fazer um dos doces mais apreciados pela gastronomia maranhense.

O buriti e outros frutos do cerrado, como o pequi, cajá, cajuí, coco babaçu e bacuri, serão destacados durante a realização da Agritec no território Cerrado Sul Maranhense, que será sediada no município de São Raimundo das Mangabeiras.

Esta é a 15ª edição da Agritec já realizada pelo Governo do Estado, por meio do Sistema da Agricultura Familiar (SAF, Agerp e Iterma), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cocais), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), os Movimentos Sociais (Fetaema, MIQCB, Aconeruq, Fetraf e MST) e vai contar também com a Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras.

Para o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Júlio César Mendonça, a Agritec Cerrado Sul será em uma zona de transição entre a agricultura de base familiar e a empresarial, que vai proporcionar uma análise e discutir esses pontos em relação ao modelo produtivo adotado no Maranhão.

“A Agritec vai nos permitir projetar qual forma de desenvolvimento que queremos para o Maranhão, levando em conta o ponto de vista social e econômico. A Feira, sem dúvidas, é um espaço de enriquecimento para os nossos trabalhadores rurais e estamos na expectativa para que ela possa impulsionar a agricultura do território que tem potencialidades e diversidade produtiva”, destacou Júlio César Mendonça.

O prefeito de São Raimundo das Mangabeiras, Rodrigo Coelho, ressaltou que a região tem mais de 16 municípios e a Agritec é uma expectativa muito grande para a população.

“Esta é a primeira Agritec da região e tenho certeza que trará experiências novas aos pequenos agricultores e vai permitir também desenvolver novas técnicas de trabalho para melhorar a produção do nosso município”, disse o prefeito Rodrigo Coelho.

Agritec

A Feira tem como foco promover o acesso ao conhecimento voltado para o homem e mulher do campo para que melhorem a produção da unidade familiar e contribuam com o desenvolvimento da agricultura do estado. Cursos, oficinas e atividades práticas serão demonstradas à população como incentivo de buscar o aperfeiçoamento desde o plantio até a comercialização dos produtos.

Além disso, a Feira prestará serviços de emissão de documentos pessoais (RG e CPF), Cadastro Ambiental Rural (CAR), atendimento de Secretarias de Estado à população em geral e outros serviços.

O QUÊ? Agritec do território Cerrado Sul.
QUANDO? A partir desta terça-feira (24) até quinta-feira (26).
ONDE? Na Avenida Rodoviária, BR-230, Centro, em São Raimundo das Mangabeiras.