Governador Flávio Dino oficializa apoio a projeto nacional na área esportiva

O governador Flávio Dino formaliza apoio ao projeto Brasileirinhos e entrega certificado Mérito Esportivo à Daiane dos Santos, ex-ginasta brasileira mundialmente premiada e idealizadora da ação. A cerimônia de certificação será nesta sexta-feira, 11, a partir das 17h, no Palácio dos Leões, Centro.

Na solenidade estarão presentes o secretário de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), Márcio Jardim; representantes da Federação Maranhense de Ginástica, entidade responsável pela execução do projeto no estado; e demais autoridades ligadas ao desporto e lazer local.

A entrega da honraria consolida a parceria do Governo do Estado com o projeto social, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. O projeto Brasileirinhos vai oferecer aulas gratuitas de ginástica artística para crianças e jovens de seis anos a 16 anos da rede pública estadual de ensino.

Outro viés do projeto é formar cidadãos, fortalecendo conceitos de responsabilidade social, autoestima, confiança e impulsionar a atividade localmente. A iniciativa é promovido em outros estados do Brasil e posteriormente, será levado também às escolas da rede pública nos municípios.

Referência na ginástica

Daiane Garcia dos Santos, 34 anos, é ex-ginasta e se destacou na modalidade ginástica artística. Ela foi a primeira ginasta brasileira, entre homens e mulheres, a conquistar uma medalha de ouro em uma edição do Campeonato Mundial. Integrou a primeira seleção brasileira completa a disputar uma edição olímpica – os Jogos de Atenas -, repetindo a presença nas edições seguintes, nas Olimpíadas de Pequim e Olimpíadas de Londres.

A ginasta foi pioneira em dois movimentos na modalidade ginástica artística, que, por ter sido a primeira ginasta no mundo a realizá-los, levam seu nome em homenagem. São o duplo twist carpado, ou Dos Santos I, e a evolução deste primeiro: o duplo twist esticado, ou Dos Santos II.

Em 2012, após a competição de Londres, na qual teve o melhor desempenho da equipe brasileira – encerrou na 17ª posição ainda na fase classificatória. Após uma cirurgia no joelho decidiu abandonar a ginástica artística e agora se dedica a ser empresária, promovendo projetos para atletas de alto desempenho e a cultura do esporte.

SERVIÇO
O QUÊ: Entrega de certificado Mérito Esportivo formalizando apoio ao projeto Brasileirinhos;
QUANDO: Nesta sexta-feira (11), a partir 17h;
ONDE: Palácio dos Leões, Centro.

Comentários

Comentários