Seminário Base de Alcântara: Próximos Passos será realizado na segunda-feira (15)

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realiza no próximo dia 15 de abril às 8h30, no auditório Terezinha Jansen – Multicenter Sebrae, o Seminário “Base de Alcântara: Próximos Passos”. O seminário tem como objetivo discutir a temática espacial no Maranhão a partir de três eixos: geopolítica, desenvolvimento regional e o papel da academia.

Foram convidados para participar dos painéis e debates sobre estes temas, cientistas e pesquisadores de diversas instituições, como: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Defesa, Câmara dos Deputados, Agência Espacial Brasileira (AEB), Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Secretaria Extraordinária de Programas Especiais (SEPE), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Parque Tecnológico de São José dos Campos e Visiona Tecnologia Espacial.

O evento tem como público-alvo instituições, pesquisadores e acadêmicos interessados nas temáticas que serão abordadas durante todo o dia. O evento tem certificação de participação.

A programação terá início a partir das 8h30 da manhã com o credenciamento, logo após, às 9h, será iniciada a mesa de abertura com a presença do governador Flávio Dino e do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, que na ocasião apresentará o Acordo de Salvaguardas. O evento seguirá até às 18h com exposições de painéis e debates.

De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, a importância do seminário está relacionada, sobretudo, em como o Maranhão está inserido nesse processo de desenvolvimento regional a partir da alavancagem do Centro de Lançamento de Alcântara. “Seminário para discutir de maneira transparente e clara as questões que tem a ver com o Centro de Lançamento de Alcântara, sobretudo porque está em nosso território”, destacou.

8h30 – Credenciamento
9h00 – Mesa de abertura com o Governador Flávio Dino e o Ministro Marcos Pontes
9h30 – Painel 1 GEOPOLÍTICA ESPACIAL: O cenário internacional e o Centro de Lançamento de Alcântara
12h00 – Intervalo
14h00 – Painel 2 A CADEIA PRODUTIVA AEROESPACIAL: perspectivas e desafios para o desenvolvimento socioeconômico local.
15h45 – Coffee break 16:00 – Painel 3 A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ÂMBITO AEROESPACIAL
18h00 – Encerramento

SERVIÇO:

O QUÊ? Seminário “Base de Alcântara: Próximos Passos”
ONDE? Auditório Terezinha Jansen – Multicenter Sebrae
QUANDO? Dia 15 de abril, às 8h30