Mobilidade é tema dos Diálogos Metropolitanos do PDDI da Grande São luís

O Governo do Maranhão, por meio de parceria entre o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos do Maranhão (Imesc), Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e a Agência Estadual Metropolitana (Agem), realiza, na quarta-feira (17), uma nova edição dos Diálogos Metropolitanos do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI).

Com o tema Mobilidade, o evento será realizado no auditório da Secid, a partir das 15h, com palestra conduzida pelo engenheiro civil Marcus Vinicius de Oliveira.

O encontro tem como objetivo aproximar a sociedade das discussões do PDDI da Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL), além de analisar a dinâmica de mobilidade da Região Metropolitana, a partir dos principais fluxos e vias intermunicipais.

Outro ponto será identificar os impactos dos novos projetos de mobilidade, além de discutir sobre um sistema viário estruturante metropolitano, assim como sobre terminais de integração, estações e outros equipamentos necessários para a integração dos diversos modais.

O Imesc é o responsável pela realização de estudos e pesquisas que abrangem os seguintes eixos: Economia, Sociodemografia, Território, Mobilidade Urbana, Gestão e Geoprocessamento.

Os estudos realizados buscam delimitar vários temas de destaque, a exemplo dos indicadores de mobilidade urbana, da produção, do mercado de trabalho, dos resíduos sólidos e demais temas ambientais, além dos temas de gestão pública e de patrimônio ambiental e cultural.

PDDI da Região Metropolitana

O PDDI-RMGSL foi instituído pelo governador Flávio Dino por meio da Lei Complementar 174, de maio de 2015. A Lei prevê que a execução das funções públicas, de interesse comum aos municípios integrantes da Região, ocorrerá a partir do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado.

Com uma população de 1.590.138 habitantes, a Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL), regida pela Lei Complementar Estadual nº 174/2015, abrange 13 municípios: Alcântara, Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Paço do Lumiar, Presidente Juscelino, Rosário, Raposa, São José de Ribamar, Santa Rita e São Luís.

Coordenador

Coordenador do eixo Mobilidade Urbana do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Grande São Luís, Marcus Vinicius é engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Ceará (UFCE), em 1999. Ele é mestre em Engenharia de Transportes pela mesma Universidade. Possui um alto grau de experiência como gestor, sendo gerente/chefe da Divisão de Controle de Tráfego, no órgão de trânsito de Fortaleza, por quase 10 anos.

SERVIÇO:

O QUÊ? Diálogos Metropolitanos do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI)
QUANDO? Quarta-feira (17), às 15h
ONDE? Auditório da Secid, localizado na Av. Getúlio Vargas, 1908, Monte Castelo, São Luís

Comentários

Comentários