Governo apresenta novo formato de atuação da Fesma nesta terça-feira (8)

Nesta terça-feira (8), acontecerá uma reunião para apresentação do novo formato de atuação da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), às 8h30, no auditório do Palácio Henrique De La Rocque, em São Luís. Além dos 120 profissionais de saúde que integram o programa, o encontro contará com a presença do governador em exercício Carlos Brandão, e dos representantes das pastas da Saúde, Políticas Públicas e Direitos Humanos.

Com dois anos e oito meses de atuação, a Fesma – que é um programa do Governo do Estado que integra o Plano Mais IDH, com atuação nos 30 municípios de menor IDH – já realizou mais de 820 mil atendimentos, utilizando a parametrização assistencial como método de trabalho, que é um mapeamento de risco dos grupos populacionais mais propensos a complicações de saúde e possíveis óbitos.

O foco principal do programa, em parceria com os municípios, é a diminuição da mortalidade infantil (crianças de zero a um ano de idade), da mortalidade materna (óbitos relacionados ao parto), das internações por complicações do diabetes e hipertensão, e a identificação e o tratamento da hanseníase, com resultados em curto e médio prazo.

O novo formato de trabalho que será apresentado consiste em uma ampliação na área de atuação do programa, com foco direto na diminuição da mortalidade materna e infantil, nas áreas apontadas com maior incidência de acordo com os dados consolidados pelo Conecta SUS. Assim, equipes da Força começarão a atuar, também, em Imperatriz e na zona rural de São Luís.

SERVIÇO:

O QUÊ? Apresentação do novo formato de atuação da Fesma
QUANDO? Nesta terça-feira (8), às 8h30
ONDE? Auditório do Palácio Henrique De La Rocque

Comentários

Comentários