Governo viabiliza participação de atletas do Maranhão na Copa São Paulo de Judô

Atletas maranhenses participarão da competição com apoio do Estado (Foto: Divulgação)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel), garante a participação de quatro judocas maranhenses do “Projeto Social Ações Esportivas Fórum Jaracaty”, na Copa São Paulo de Judô.  Os atletas disputarão a próxima etapa da competição neste final de semana, de 15 a 17 de março, em São Bernardo do Campo/SP.

A Copa São Paulo de Judô reúne alguns dos melhores atletas do país. A competição é considerada uma das mais importantes do cenário nacional, devido ao nível técnico e ao número de equipes participantes.

O secretário de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira, explica que incentivar a participação dos atletas maranhenses em competições nacionais, e de alto rendimento, é mais um dos compromissos da administração do governador Flávio Dino.

“Os atletas maranhenses contam, nos últimos anos, com uma realidade histórica de incentivo ao esporte, nas mais diversificadas modalidades. Estou muito otimista com os nossos atletas, e tenho certeza que em São Bernardo do Campo não será diferente. A nossa equipe de Judô garantirá essas medalhas”, comenta Rogério Cafeteira.

“O nosso intuito é sempre criar ações voltadas para incentivar a prática de diversas modalidades esportivas, garantindo a participação dos nossos atletas em competições nacionais e internacionais”, acrescenta o gestor da pasta.

A Copa, que acontece anualmente desde 2007, é promovida pela Federação Paulista de Judô e mantém um público de mais de 3 mil atletas em cada edição. Em suas 12 áreas de competição, três dias de evento, sendo dois dias de disputas, a Copa São Paulo de Judô é considerada maior competição de judô  interclubes das Américas e os judocas do Projeto Social Fórum Jaracaty com apoio da Cemar, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, participarão pela primeira vez desta disputa.

Com ótimos resultados nas ultimas competições, oito atletas do projeto foram classificados para as disputas do Campeonato Brasileiro Regional de Judô, entre eles, o técnico Ítalo Nunes, que considera a disputa uma oportunidade e incentivo aos seus alunos.

“Acredito que temos grandes chances de representar bem nosso estado em disputas nacionais. Vamos à Copa São Paulo de Judô com sede de vitória, mas também utilizaremos essa oportunidade como fase de treinamento para o campeonato regional, classificatório para o campeonato nacional de fase final e para vários outros eventos que estaremos durante este ano”, pontua Ítalo Nunes.

Estarão na Copa os atletas, Levi Diniz sub-13, Maria Luiza Birino, José Manoel Silva, ambos no sub – 15 e Pablo Morais sub-18. Entre eles, José Manoel,13 anos, que nas competições vem se destacando com resultados, diz que espera mostrar sua dedicação com o judô e todo o trabalho desenvolvido nos treinos aos comandos dos professores do Projeto.

“Venho treinando com muita dedicação para garantir bons resultados e levar o nome do projeto às competições. Sei que com essa viagem servimos de inspiração a outros atletas que querem um dia viajar para participar de grandes disputas nacionais. Se tenho essa oportunidade, estou me esforçando muito nos treinos”, declarou José.

Comentários

Comentários