Governo do Estado vistoria execução do PAA Leite em municípios maranhenses

Coordenação do PAA Leite durante reunião com equipe da Secretaria de Assistência Social de Timbiras/MA (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) iniciou, nesta terça-feira (25), visitas técnicas a vários municípios maranhenses para monitorar e avaliar as ações que integram o plano de execução do Programa de Aquisição de Alimentos na Modalidade Leite (PAA Leite). A vistoria, que segue até esta sexta-feira (28), irá percorrer as cidades de Alto Alegre, São Mateus, São João do Sóter, Aldeias Altas, Bernardo do Mearim, Trizidela do Vale, Pedreiras e Parnarama.

Atualmente, o Programa do Leite atende cerca de 7 mil famílias das regiões do Médio Mearim, Cocais e do Polo de Caxias, e aproximadamente 205 entidades socioassistenciais do estado, garantindo a suplementação nutricional de 9 mil assistidos.

Para o titular da Sedes, Márcio Honaiser, acompanhar de perto a execução do PAA Leite é garantir a distribuição de um produto de qualidade às famílias e instituições cadastradas.
“A Coordenação Estadual do PAA Leite fará a vistoria em todos municípios onde é executado o programa. Nosso objetivo é constatar se as famílias estão recebendo o produto regularmente e, se os postos de distribuição continuam atendendo aos padrões de higiene, segundo as normas da Vigilância Sanitária. A equipe técnica da Sedes, também, irá participar de reuniões com a coordenação municipal do programa, para que as ações voltadas para o PAA Leite sejam alinhadas e otimizadas em parceria”, explicou Honaiser.

Sobre o PAA Leite

O PAA Leite foi criado pelo Governo Federal e tem como objetivo atender famílias registradas no Cadastro Único e que se encontram em situação de vulnerabilidade social e alimentar. Entram no quadro de beneficiários gestantes, a partir da constatação da gestação pelas Unidades Básicas de Saúde e que façam exame pré-natal; crianças de dois a sete anos de idade, que possuam certidão de nascimento e estejam com o controle de vacinas em dia; mães até seis meses após o parto e que amamentem, no mínimo, até o sexto mês de vida da criança e pessoas com 60 anos ou mais.

Como funciona

O PAA Leite consiste na aquisição de leite de vaca e de cabra, oriundos da produção independente de agricultores familiares, que atendam aos requisitos de controle de qualidade dispostos nas normas vigentes. Os estados que fazem parceria com o Ministério da Cidadania para a execução do PAA Leite contratam organizações da agricultura familiar e/ou laticínios que são responsáveis por recepcionar, coletar, pasteurizar, embalar e transportar o leite para os pontos de distribuição em locais pré-definidos ou diretamente às unidades recebedoras.

Comentários

Comentários