3 ANOS DE MUDANÇA – Governo do Estado garante apoio ao esporte e atletas maranhenses

A prática esportiva é estimulada no governo Flávio Dino com programas de apoio a entidades locais e de incentivo a projetos e atletas. Jem's é um dos eventos mais aguardados pela comunidade escolar esportiva. (Foto: Divulgação)

A prática esportiva é estimulada no governo Flávio Dino com programas de apoio a entidades locais e de incentivo a projetos e atletas. Jem’s é um dos eventos mais aguardados pela comunidade escolar esportiva. (Foto: Divulgação)

Praticar esporte traz inúmeros benefícios que vão além da saúde física: favorece o desenvolvimento social, a melhoria do desempenho escolar e o aumento do convívio social, distanciando praticantes de situações de risco.

Na gestão Flávio Dino, a prática esportiva é estimulada com programas de apoio a entidades locais e de incentivo a projetos e atletas. “Um conjunto de medidas que o governador Flávio Dino e sua equipe vêm sendo promovidas desde o primeiro ano da gestão, a fim de democratizar o esporte e contribuir para a qualidade da educação”, pontuou o secretário de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), Hewerton Pereira.

Tradição do esporte estadual, os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) atingiram seu auge na edição deste ano, com mais de 1,5 mil escolas e mais de 75 mil participantes. Entre os benefícios incorporados aos jogos desde 2015 estão a alimentação completa, seguro saúde – que nesta etapa se estendeu a organizadores e dirigentes -, clínicas de fisioterapia, assistência médica com ambulância equipada com UTI e suporte de nutricionistas.

Participante da delegação de futsal de Estreito, a estudante Carolina dos Santos, 13 anos, estava animada. “O que a gente quer é conseguir chegar o mais longe possível na competição, conseguir ficar entre os melhores e sermos campeãs, mas isso não é tudo. Sabemos da importância dos jogos escolares e de tudo que o esporte nos traz”, disse. Reunindo estudantes de 54 cidades em 2014, os jogos alcançaram 114 municípios em 2017.

A partir da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte o Governo formalizou inúmeros apoios a projetos na área, beneficiando centenas de atletas e estimulando a prática esportiva em todo o Maranhão.

São 12 projetos aprovados para captação de recursos que contemplam ações no futebol, capoeira, atletismo, natação, ciclismo e lutas marciais, todas as modalidades focadas na melhoria social. O Campeonato Maranhense de Futebol e os times locais também recebem apoio da gestão.

O presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo, destacou a importância do apoio. “É imprescindível para o nosso futebol. Com este incentivo, o nível dos clubes aumentou sensivelmente e hoje temos um campeonato mais equilibrado. O Governo do Maranhão é um dos poucos da federação que contribui com o futebol e está de parabéns”, afirmou. Dos 27 estados, apenas os governos do Maranhão e Pará contribuem diretamente para o esporte.

“O apoio do governo é fundamental. Principalmente para inserir o interior nas ações esportivas. O Governo do Estado está fazendo um excelente trabalho nesta área”, reiterou o presidente da Federação Maranhense de Ciclismo (FMC), Rafael Carvalho. Entre as ações inclusivas, os Jogos Paralímpicos Escolares – ParaJEMs; projeto Inclusive Praia, lazer na praia para pessoas com deficiência; e apoio às atividades do Centro Desportivo Maranhense de Cegos.

Por meio de convênios, emendas e recursos próprios, o Governo garante a construção de quadras. Com mais de 60 ordens de serviços autorizadas, estas devem beneficiar áreas livres e escolas de 28 municípios, incluindo a capital. Programas como a Caravana Mais Esporte e Lazer, Mais Lazer para Todos e Torcida da Cidadania também tornaram possível maior participação das populações nas iniciativas.

Comentários

Comentários