Detran-MA realiza ação na pediatria do Hospital Aldenora Bello em São Luís

Palhaços levaram alegria às crianças do Hospital Aldenora Bello, em São Luís. (Foto: Divulgação)

O palhaço Sinaleiro e a boneca Seta invadiram a pediatria do Hospital Aldenora Bello, em São Luís, e levaram muita alegria aos pequenos pacientes que lutam contra o câncer. A ação foi realizada pelo Grupo de Arte (Transitart) do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com a equipe “Amigos do Rafa”, que já realiza trabalhos voluntários em hospitais da cidade.

Na ação, pacientes, acompanhantes, enfermeiros e demais funcionários do hospital, se divertiram com as brincadeiras e danças promovidas pelos palhaços. Para a terapeuta ocupacional da Pediatria, Érica Alves, as ações de humanização promovidas no hospital, alegram os pequenos e ajudam na motivação para que eles possam aceitar o tratamento de maneira mais leve e descontraída.

Pacientes e funcionários do hospital se divertiram com ação. (Foto: Divulgação)

“Somos muito gratos por estas ações voluntárias que nossas crianças recebem. O Detran-MA está de parabéns pelo Grupo Transitart, que nos alegrou tanto na Semana da Criança, nos tirando da rotina hospitalar, que basicamente se resume em medicações e procedimentos. Agradecemos também, aos nossos parceiros como o “Amigos do Rafa”, que estão sempre por aqui promovendo a alegria”, disse Érica Alves.

“Fazia tempo que ela não expressava tanta felicidade, como hoje. Eu já não via esse sorriso há muito tempo”, disse, emocionada, Jordeana da Silva, mãe da Isadora da Silva, de 6 anos, que está internada desde o início de abril, para o tratamento de um câncer no crânio. “A iniciativa é muito louvável, visto que, aqui dentro, o tempo demora a passar, e ver a alegria de nossos filhos não tem preço”, agradeceu a mãe.

O presidente do grupo “Amigos do Rafa”, Rafael Garcez, falou que um dos principais objetivos do projeto é levar um novo sentido à vida de quem precisa de apoio, solidariedade e carinho. “Desde 2013, quando tive sérios problemas de saúde, resolvi que poderia ajudar as pessoas com aquilo que tenho de melhor: a alegria”, explicou o voluntário.

Atualmente o setor de Pediatria possui cerca 23 leitos para internação e um fluxo diário de 10 crianças e 10 acompanhantes, que circulam nas áreas da quimioterapia, ambulatório e da unidade de atendimento às intercorrências. O hospital é especializado no tratamento oncológico e possui, também, duas casas de apoio que abrigam pacientes adultos e crianças, em tratamento do câncer, provenientes do interior do estado.

Os interessados em doar alimentos em geral, materiais de limpeza e de higiene pessoal, vestuário, materiais pedagógicos, brinquedos e outros, podem entrar em contato com Alice, Jovelina ou Marcela, pelos telefones: 3089-3153/3089-3152.