Teatro Arthur Azevedo é entregue restaurado

    TAA foi entregue restaurado nesta quinta-feira (7). (Foto: Divulgação)

TAA foi entregue restaurado nesta quinta-feira (7). (Foto: Divulgação)

O tradicional lustre de cristal do Teatro Arthur Azevedo já está pronto para descer e anunciar uma nova temporada na segunda casa de espetáculos mais antiga do país. A restauração foi entregue hoje (7) pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em uma solenidade que contou com a presença do secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, representando o governador Flávio Dino, e o prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior.

O espaço passou por uma importante obra de restauração, executada com R$ 1,94 milhão em recursos do Programa Avançar, do Governo Federal, por meio do Iphan. A proposta da intervenção, realizada durante cerca de um ano, foi resgatar os valores históricos e estéticos do edifício do teatro, garantindo condições de uso e continuidade das manifestações culturais que ali se apresentam.

Além de ações de conservação, reforma de áreas como camarins, banheiros e setores administrativos, aquisição de mobiliário, pintura geral e implementação de adequadas condições de segurança, foi executada a restauração dos lustres, incluindo o majestoso lustre principal, verdadeiro coração do teatro.

“É com muita alegria que recebemos de volta este importante equipamento cultural do nosso estado, principalmente neste ano em que o teatro comemora os seus 200 anos. Por aqui já passaram grandes nomes da dramaturgia e grandes produções teatrais e assim vai continuar”, pontuou o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Reabertura

Restaurado, o Teatro Arthur Azevedo reabre nesta sexta-feira (8) para o público com o espetáculo ‘João do Vale – O Musical’ e uma exposição alusiva aos seus 200 anos. O musical, produzido desde o início do ano, promete marcar em grande estilo a reinauguração do TAA. Os ensaios finais estão a todo vapor.

A direção é assinada pelo carioca Vinícius Arneiro e a direção musical pelo músico Luiz Júnior. A dramaturgia é de Felipe Correa e o elenco é composto pelos artistas Vicente Melo (João do Vale), Tiago Andrade (Zé Keti), Gisele Vasconcellos (Nara Leão), Millena Mendonça (Domingas), James Pierre (Luis Gonzaga), Juliana Cutrim (Dorinha), Marconi Rezende (Chico Buarque) e Victor Silper (Luis Vieira).

O espetáculo fará turnê nacional em 2018, mas antes o elenco se apresentará na cidade de Pedreiras, terra do músico maranhense. “Uma digna e honrosa homenagem ao poeta do povo que levou ao Brasil a simplicidade e força do Maranhão de forma brilhante”, ressaltou o diretor do TAA, Celso Brandão. A programação em comemoração ao bicentenário estará aberta ao público nos dias 9, 10, 15, 16 e 17 de dezembro.

Exposição

A exposição alusiva aos 200 anos do Teatro Arthur Azevedo acontecerá nas dependências do teatro. O público prestigiará uma grande homenagem a Apolônia Pinto, atriz nascida dentro do TAA em 1854 no Camarim nº 1. No local, serão encontradas figuras, objetos e livros a respeito da vida da atriz. Também serão expostas gravuras da coleção do escritor e dramaturgo Arthur Azevedo no Salão Nobre, além de outras peças que compõem o acervo do TAA.

Lançamento de livro

A programação conta ainda com o lançamento do livro ‘Teatro Arthur Azevedo: 200 Anos’, com textos de personalidades da cultura maranhense como escritores, ex-diretores do teatro, atores, bailarinos, músicos, entre outros.

Comentários

Comentários