Secretaria de Cultura e Turismo inicia formação continuada para monitores de museus

Os cursos serão realizados toda segunda-feira e seguem até dia 26 de março, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho. (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de ampliar a formação de monitores dos equipamentos culturais do Governo do Maranhão, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur) iniciou neste mês oficinas de capacitação para estagiários que trabalham como guias nos museus do estado. Os cursos serão realizados toda segunda-feira e seguem até dia 26 de março, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho.

Os monitores passam por treinamento com rodas de estudo e palestras sobre os museus com o objetivo de alimentar os visitantes com informações sobre os acervos e histórias das casas. As oficinas são ministradas por professores, museólogos e técnicos da Sectur.

“É importante fazer com que eles criem uma consciência de que trabalhar no museu, mediar a interação dos visitantes com o acervo, é fazer parte de um processo de ensino-aprendizagem por meio de um diálogo rico e contextualizado”, comentou a museóloga do Museu Histórico e Artísitico do Maranhão, Maria da Conceição.

A oficina neste mês inclui na sua programação uma novidade, o “City Tour”, que dará a oportunidade de levar os monitores para conhecer os pontos turísticos da cidade, quando serão acompanhados por um guia credenciado.

Contando com o total de 35 casas de cultura, a Sectur busca melhorar o atendimento ao visitante e formar os estagiários cuja atribuição é acompanhar o público nas visitas guiadas, prestar informações sobre o acervo e história do museu além de realizar pesquisas e outras atribuições relacionadas à gestão das casas de cultura.

Comentários

Comentários