Cacem realiza curso de teatro em diversas cidades do estado

Pedreiras foi uma das cidades visitadas pela equipe do Cacem. (Foto: Divulgação)

Com ações de descentralização do acesso à cultura, o Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem), equipamento cultural ligado à Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), tem levado a diversas cidades do estado curso básico de teatro. A ação é realizada em parceria com as prefeituras e outras instituições.

O projeto capacita jovens atores e professores multiplicadores fortalecendo o movimento teatral no estado. O Cacem já passou por Rosário, Icatu, Trizidela do Vale, Miranda do Norte.

Neste mês chegou a Pedreiras, cidade do cantor e compositor João do Vale. A ação aconteceu em duas etapas. Primeiro na zona rural, de 18 a 20 de maio, e depois na sede, de 1º a 3 de junho.

Na zona rural do município, o curso foi realizado no povoado Marianópolis envolvendo as comunidades de Capim da Serra, Pau D’arco e São Raimundo com 30 participantes. Na sede, o Cacem realizou o curso para mais 32 alunos envolvendo atores, professores e pessoas da comunidade.

“O resultado final, com as dramatizações feitas pelos próprios alunos, foi o ponto alto da ação que visa ampliar as fronteiras da cultura, valorizando saberes e fazeres para a construção de uma partitura artística e resgate da identidade cultural do nosso povo”, destacou Josimael Caldas, diretor do Cacem.

Os grupos apresentaram os espetáculos ‘A Carta’, ‘Olha os Zovos’, ‘Assassinato no Condomínio’, ‘Um Candidato no Bordel’, e os alunos da zona rural encenaram uma peça em homenagem ao comunicador Abelardo Barbosa (Chacrinha), sendo o destaque da noite um musical estrelado por todos os alunos e alunas do curso, cuja trilha sonora foi a canção ‘Carcará’, de autoria de João do Vale.

Outro ponto positivo do curso em Pedreiras foi a inclusão social com a participação de pessoas com necessidades especiais, crianças e melhor idade no curso de teatro.

Durante o curso, os alunos tiveram acesso a diversas técnicas de expressão corporal, preparação da voz, exercícios e jogos de dramatização, postura, aula prática e teórica sobre o que é teatro, aulas sobre criação de personagens, elaboração de roteiros entre outras atividades de artes cênicas.

Itinerância

Estão previstos cursos em outros municípios até o final do ano. O Cacem iniciará o segundo semestre pela cidade de Santa Helena. Os municípios interessados nesta ação deverão enviar ofício de solicitação à Sectur. Mais informações pelo telefone (98) 98825-0379.

Em Pedreiras, o Curso Básico de Teatro foi uma realização da Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo (FUP), Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur)/Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem).