Com recorde de inscritos, Governo realiza cerimônia de abertura dos JEMs

Com recorde de inscritos, Governo realiza cerimônia de abertura dos JEMs. (Foto: Gilson Teixeira)

Amizade, respeito e excelência. Três atitudes que farão toda a diferença na vida dos alunos atletas que estiveram presentes na abertura oficial da etapa infantil dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs e ParaJEMs), realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do  Esporte e Lazer (Sedel). O evento ocorreu na noite de sexta-feira (11), na Concha Acústica da Lagoa da Jansen.

Recorde de inscrições, com a participação de mais de 100 municípios maranhenses, a edição 2017 da maior competição estudantil maranhense trouxe como embaixadora dos JEMs a ex-ginasta olímpica, Daiane dos Santos. “Os jogos escolares fomentam o esporte brasileiro, e eu espero que daqui possam sair atletas em nível nacional. Que vocês possam competir levando os princípios da amizade, excelência e respeito”, saudou.

Com tema Esporte Pela Paz, e participação de, aproximadamente, 100 mil alunos, incluindo todas as etapas- municipal, regional e estadual – os JEMs terão disputas nas seguintes modalidades: Atletismo, Basquete, Badminton, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Voleibol, Xadrez, Luta Olímpica, Dama, Futebol, Jiu-Jitsu, Taekwon-Do, Vôlei de Praia, Karatê, Capoeira e Beach Soccer.

A cerimônia de abertura teve a apresentação do grupo Sublime, além do show da banda Desdémona e dos cantores Nathália Leite e Wandim Rey, a cerimônia contou ainda com o acendimento da pira olímpica, que levantou a plateia. Para o aluno atleta da cidade de Itinga, Eduardo Ferreira, o sentimento é de descoberta. “É minha primeira vez participando dos JEMs e é uma experiência muito boa, pois conheço novas pessoas, novos lugares e podemos fazer novos amigos. Além disso, nossa expectativa é vencer os jogos”, disse.

Os alunos atletas também puderam conhecer de pertinho atletas maranhenses de renome nacional: José Carlos Moreira, o Codó, do atletismo; o goleiro do MAC Rodrigo Ramos; o nadador Frederico Veloso; Débora Raqueira Pereira, do karatê; Sílvia Helena Pinheiro, do handebol; a paratleta Mônica Santos, do Goalball; o professor José Emílio, do judô; e a ex-atleta da seleção brasileira de basquete, Iziane Castro.

O secretário de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, destinou a cerimônia de abertura para todos os alunos que participarão dos JEMs. “Hoje é Dia do Estudante, mas para vocês que estão aqui é Dia do Estudante atleta e para homenagear todos vocês é que o Governo do Estado proporcionou essa grande festa. Quero me congratular com todos vocês que fazem o 45° Jogos Escolares Maranhenses”, afirmou o secretário.

A etapa infantil dos JEMs e os ParaJEMs ocorrerão até o próximo dia 18 de agosto. Os campeões estarão classificados para os Jogos Escolares da Juventude, no período de 12 a 21 de setembro, em Curitiba (PR), e para as Paralimpíadas Escolares, de 21 a 24 de novembro, em São Paulo, respectivamente.