Aprovado por 91% dos foliões, Carnaval de Todos passa no teste da diversão, da segurança e da inclusão

Carnaval de Todos 2019 (Foto: Nael Reis)

Está nos números e está na boca do povo. Seja na pesquisa divulgada nesta semana sobre a festa, seja nas declarações dos foliões, o Carnaval de Todos em São Luís passou com louvor no teste de qualidade da diversão e da segurança.

De acordo com a pesquisa do Instituto Interpreta, 91% dos foliões aprovaram o Carnaval de Todos. Marcado por pluralidade de ritmos, diversidade e inclusão social, a folia se consolidou em 2019 na avaliação do público.

Para os estudantes Angelo Matheus e Carlos Jardel, o respeito à diversidade contou muito para a escolha. “O Carnaval da Beira Mar é maravilhoso, além de muito acessível a todos, pudemos andar por aqui com muita tranquilidade. Sentimos que o Carnaval do Maranhão valorizou a inclusão. Aqui deu para brincar de verdade”, destaca Carlos.

Para José Gonçalves, a consolidação do Circuito Beira mar foi uma grande iniciativa do Governo. “Ano passado eu vim e estou vindo aqui novamente, acho que o governo do Estado acertou muito ao revitalizar o espaço da Beira Mar, fácil acesso e estrutura para acolher todos”, explica.

A visitante Camila Pinheiro também destacou a organização como ponto alto da festa: “Achei o Carnaval do Maranhão super organizado. Em todos os lugares por onde passei, vi do poder público um empenho em ter cuidado com as pessoas que estão aqui”.

Centenas de atrações

Com a apresentação de mais de 300 grupos artísticos locais e nacionais, além dos circuitos Beira Mar, Madre Deus e Ceprama, o Carnaval de Todos 2019 também contou com espaço exclusivo para programação infantil na Praça da Lagoa da Jansen.

O governador Flávio Dino explicou que o Governo do Estado investiu na inclusão social, diversidade e cultura para que todos pudessem se sentir acolhidos no Maranhão.

“Quero destacar especialmente o fato de nós termos a dimensão da inclusão. Fizemos uma festa em que todos participaram, mostrando que nosso Carnaval tem uma proposta fraterna”, disse o governador.

Governador Flávio Dino destacou a importância de inclusão social (Foto: Nael Reis)

“As pessoas com deficiência puderam participar, com apoio do Projeto Travessia, tivemos também tradução em libras, mostrando que nós temos essa visão da cidadania plena, do exercício de direitos. Essa é a marca desse grande Carnaval no Maranhão”, acrescentou.

O secretário de Cultura, Diego Galdino, destacou a geração de renda e valorização da cultura local como um dos grandes ganhos da festa. “Além da alegria do público, o Carnaval de Todos se consolida como uma oportunidade de geração de trabalho e renda para a população, o que é muito importante, sobretudo para a economia criativa”, avaliou.

Segurança

Com planejamento de ações intensivas em todos os pontos dos circuito carnavalesco, o Sistema de Segurança do Carnaval no Maranhão garantiu a tranquilidade dos foliões também nos bairros da capital e cidades do interior. Para 84,5%, o policiamento foi ótimo ou bom, de acordo com a pesquisa do Instituto Interpreta.

Estiveram envolvidos na operação do Carnaval os Batalhões de Turismo da Polícia Militar (BPTur), o efetivo militar dos CPAMs I, II e III, Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia de Choque, Batalhão Rodoviário e reforço de equipes da Academia de Polícia Militar. Ainda, apoio do canil, Cavalaria e o Centro Tático Aéreo (CTA), com patrulhamento aéreo e apoio terrestre.

O autônomo Ricardo Mourão parabenizou a ação da polícia. “Queria parabenizar o policiamento porque todos os dias que eu vim, observei o trabalho da polícia muito empenhado em garantir a segurança, mas também a liberdade de brincar o Carnaval com respeito a todos, valeu mesmo. Foi tudo muito tranquilo”.

Pesquisa

O levantamento realizado pelo Instituto Interpreta, a pedido do Governo do Maranhão, foi divulgado nesta quinta-feira (7). A pesquisa foi feita no Circuito Beira Mar, nos dias 3, 4 e 5 de março, com 600 pessoas. A margem de erro é de 4 pontos porcentuais.

Comentários

Comentários