Jucema define melhorias estratégicas no registro empresarial

(Foto: Divulgação)

Padronizar os procedimentos, identificar entraves, eliminar dúvidas e aprimorar os serviços prestados pela Junta Comercial do Maranhão (Jucema) nos municípios com maior demanda do registro empresarial. Esse foi o propósito do encontro que reuniu chefes dos escritórios regionais do órgão, nesta terça-feira (5), em São Luís.

Participaram do evento, representantes das unidades de Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês e Viana.

Ao fazer a abertura da reunião, o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, ressaltou a importância da integração entre os servidores para otimizar o trabalho na sede e nas unidades descentralizadas. “Os escritórios regionais possuem um papel estratégico no interior do estado e, consequentemente, no cumprimento das nossas metas para simplificar a abertura, alteração e baixa de empresas em todo o Maranhão”.

Êxito

Sérgio Sombra falou dos resultados e projetos que colocaram a Junta Comercial em destaque no cenário nacional. Destacou a rapidez na integração dos órgãos e municípios ao sistema Empresa Fácil e a celeridade das obras de reforma e revitalização do prédio que abrigará, em breve, as novas instalações do órgão em São Luís.

Sombra ressaltou, ainda, o sucesso da Jucema Digital e a participação do órgão em diversos encontros para compartilhar a estratégia do Governo do Estado de estreitar o diálogo com o setor produtivo, a exemplo das Caravanas Empresariais.

“A Jucema, além de disponibilizar informações e serviços para simplificar o registro de empresas, incluiu nas programações de todas as Caravanas Empresariais o Seminário Empresa Fácil. Uma iniciativa muito requisitada pelos contabilistas e empresários que buscavam principalmente tirar dúvidas sobre o sistema”, explicou o gestor.

A segunda etapa do encontro foi destinada ao debate de temas específicos como padronização das análises, alinhamento nas exigências para evitar excesso de formalismo e proporcionar rapidez do deferimento dos pedidos. Coordenada pelo gestor da RedeSim no Maranhão, Ricardo Diniz, e pelo chefe da Assessoria Técnica de Análise e Julgamento, Anselmo Lopes Filho, a reunião técnica possibilitou aos participantes apresentar demandas e sugestões para melhorar o fluxo do trabalho e aperfeiçoamento dos resultados.

Na avaliação da chefe do Escritório Regional de Caxias, Carmen Lux, a reunião foi produtiva. “Cumprimos uma extensa pauta de discussões que, certamente, vão trazer reflexos positivos para a execução diária do trabalho que executamos nos escritórios”.